BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Raiz exposta traz riscos aos dentes muito além da retração gengival.

raiz dentária exposta

Causas e riscos aos dentes decorrentes do problema da raiz dentária exposta por retração gengival exigem tratamento rápido e específico.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Raiz dentária exposta, um problema comum.

 

O problema da retração gengival vem ganhando espaço nos meios de comunicação – e não são apenas os danos estéticos a causa para tanto borburinho. Dentes fraturados e sensíveis, por exemplo, são situações comuns e pouco lembradas quando o assunto é raiz dentária exposta. Se nada for feito, a recessão pode chegar a níveis irreversíveis e dramáticos, prejudicando a mastigação e implicando negativamente na harmonia do sorriso. Por que, afinal, isso é tão comum?

 

Assim como acontece com o bruxismo, a retração gengival (raiz dentária exposta) já pode ser considerada um problema de saúde bucal contemporâneo. Estresse, falta de concentração e a correria do dia-a-dia são apenas parte das causas desses problemas. Mas existem, sim, tratamentos eficazes para recuperar ou contornar os danos provocados pela exposição radicular – e conhecê-los um pouco mais a fundo é essencial para que a terapia tenha efetividade estética e funcional.

 

raiz exposta dente superior
Raízes expostas são problemas comuns que trazem danos que vão além da dor, sensibilidade e danos estéticos.

 

 

Riscos aos dentes vão além dos danos estéticos e sensibilidade.

 

A retração gengival traz riscos aos dentes que vão muito além dos danos estéticos. É o caso, por exemplo, das fraturas dentárias por excesso de desgastes nas raízes expostas ou facilidade para acúmulo da placa bacteriana causadora de cáries dentárias. Veja uma lista com os problemas mais comuns associados à raiz dentária exposta e descubra como as consequências da condição vão além do esperado:

 

dor e sensibilidade dentinária;

 

perda de harmonia do sorriso;

 

cárie dentária;

 

tratamento de canal (endodôntico);

 

fraturas radiculares;

 

doenças gengivais (retenção de placa bacteriana);

 

progressão da retração gengival;

 

perdas dentárias por fraturas extensas.

 

 

Causas para raízes expostas podem ser até mesmo doenças sistêmicas.

 

Doenças periodontais (periodontie crônica) associadas ao acúmulo de placa bacteriana e pressão excessiva das cerdas de escovas dentárias contra gengivas são as duas causas mais frequentes para o problema da raiz dentária exposta – mas não param por aqui. Apesar de raras, doenças locais e sistêmicas também podem estar agindo para expor ainda mais as raízes dos seus dentes. Conheça algumas outras doenças e condições locais que atuam para complicar ainda mais o problema:

 

trauma de escovação;

 

periodontite crônica;

 

periodontite agressiva;

 

diabetes;

 

fumo;

 

alergias ao metal de próteses dentárias;

 

tratamento ortodôntico;

 

mal posicionamento dentário;

 

biotipo gengival (gengivas finas e delicadas).

 

 

Tratamentos para recobrimento de raiz dentária exposta.

 

A retração gengival, é preciso que se diga, não traz riscos à saúde gengival ou cárie dentária para todos os indivíduos. É o caso, por exemplo, da exposição radicular que acontece por pequenos traumas às gengivas durante a escovação sem presença de desgastes em raízes expostas. Mas quando as áreas em recessão são extensas, pode ser preciso tomar alguma providência para não piorar o problema. Conheça as terapias mais eficazes para recuperar ou contornar os problemas decorrentes da raiz dentária exposta:

 

cirurgia para recobrimento gengival

A maneira mais lembrada para recobrir raízes expostas por retração gengival apresenta um mix de técnicas, com ou sem uso de enxertos de gengivas, para recuperar a gengiva retraída. É a cirurgia plástica gengival para recobrimento radicular, uma técnica que, apesar de popular, exige atenção às indicações – já que o prognótico do tratamento depende, entre outras coisas, do biotipo gengival, posicionamento do dente na arcada e quantidade de papilas dentárias ainda em posição normal.

 

 

restauração dentária com resinas

O emprego de resinas para proteger a raiz dentária exposta da ação abrasiva das cerdas das escovas dentárias é comum. Só que, diferente da cirurgia plástica gengival, a técnica não remaneja as gengivas para a posicão normal – o que pode ser um problema quando a estética gengival importa. Um problema comum do procedimento, entretanto, é a confecção de restaurações em resina pouco adaptadas às raízes, servindo como fonte para acúmulo de placa bacteriana e risco elevado para doenças gengivais. Um problemão.

 

movimentaçã ortodôntica

Quando a causa para a retração gengival é o posicionamento inadequado das raízes dentárias, corrigí-los através de tratamento ortodôntico com aparelhos pode ser o procedimento mais eficaz e duradouro. Nesta técnica o dente é movimentado até uma posição mais compatível com a arquitetura gengival harmoniosa, e o recobrimento gengival se faz de maneira natural e rápida.

 

técnicas regenerativas

A terapida regenerativa da gengiva retraída ainda engatinha quando o objetivo é recobrir raízes expostas. A técnica, que utiliza enzimas indutoras de reparo das estruturas periodontais, ainda carece de pesquisas científicas de longo prazo para certificar a eficiência do procedimento.

 

raiz exposta cirurgia plástica gengival
Retrações extensas são indicações para a cirurgia plásttica gengival para recobrimento tecidual de raiz dentária exposta.

 

 

Cirurgia para retração gengival não funciona para todos os casos.

 

O recurso mais notável para recobrimento da raiz dentária exposta é a cirurgia plástica gengival. Sofisticada e delicada, pode ser essencial para recuperar a arquitetura gengival em diversos situações – e não apenas estéticas. Entretanto, em muitos casos elas pouco podem fazer para recuperar as gengivas retraídas, e até dá para arriscar que quase metade dos candidatos à técnica ficará frustrada com os resultados – e a principal causa para o problema é a indicação inadequada do procedimento.

 

Um ponto essencial para o sucesso das cirurgias gengivais estéticas é a presença da papila gengival (gengiva entre os dentes) – quando ausentes, o prognóstico do tratamento é ruim. Outro fator que também influencia é o biotipo gengival: pacientes com gengivas finas apresentam taxas de sucesso inferiores comparadas à indivíduos com tecidos gengivais espessos. E também não dá para esquecer dos cuidados pós-operatórios que, além de minuciosos, contam muito para que tudo dê certo durante a cicatrização.

 

 

Recobrimento com restauração em resina exige atenção redobrada.

 

O procedimento mais comum para proteger raízes expostas é a restauração dentária com resinas. A ideia inicial é evitar a progressão dos desgastes radiculares e ainda diminuir a sensibilidiade das raízes ao frio e alimentos doces. Além disso, a técnica também é efetiva para minimizar os danos estéticos em regiões anteriores. O problema é a dificuldade técnica do tratamento: restaurações que soltam-se com frequência e doenças gengivais provocadas pelo acúmulo de placa bacteriana ou falhas na confecção da restauração são comuns e exigem reparos.

 

A indicação para recobrimento com resinas sobre raiz dentária exposta deve ser cuidadosamente planejada. Sempre que a técnica cirúrgica for opção resolutiva, esta deve ser a primeira a ser tentada. É preciso estar atento ao fato de que a utilização de resinas, ao contrário da cirurgia plástica gengival, não diminui os riscos para novas retrações, tem resultados estéticos limitados e precisa ser trocada de tempos em tempos – o que pode ser um problema porque exige desgastes dentários durante o procedimento de substituição.

 

raiz exposta escovação
O recobrimento com resinas em áreas com gengivas retraídas pode dificultar a remoção da placa bacteriana junto às gengivas.

 

 

Saúde gengival deve ser objetivo de qualquer tipo de tratamento.

 

A causa mais comum para o aparecimento da raiz dentária exposta é a periodontite, uma doença infecciosa que reabsorve o osso que envolve as raízes. O problema, iniciado por bactérias presentes na placa bacteriana acumulada junto às gengivas, deve ser levado em conta na hora de selecionar o tratamento para gengivas retraídas – caso contrário, os resultados podem ser frustrantes e até mesmo motivo para acelerar a velocidade de progressão da doença.

 

Qualquer que seja o resultado do tratamento, este deve priorizar a facilidade para higienização (remoção da placa bacteriana) e ser efetivo ao longo dos anos (sem recidiva). É o caso, por exemplo, da cirurgia plástica gengival para correção da retração gengival, que pode recuperar a estética do sorriso, facilitar a remoção da placa bacteriana e ainda proteger as raízes das ação abrasiva das cerdas das escovas dentárias.

 

 

Dor e sensibilidade são avisos de que algo está errado.

 

Além dos danos estéticos e medo para perdas dentárias, dor e sensibilidade aumentada ao frio e alimentos doces são causas frequentes para consultas com o dentista. Os problemas, que podem aparecer antes mesmo de que a retração gengival possa ser observada, podem desaparecer sozinhos até mesmo ao longo de semanas. Mas quando o condição está associada à exposição de raízes, a consulta odontológica faz-se mesmo necessária.

 

A busca por tratamentos caseiros para recuperar gengivas retraídas é uma das causas para o agravamento da recessão. Além de ineficazes, expõem os indivíduos a riscos como fraturas e aparecimento de mais dor e sensibilidade. É preciso estar atento ao fato de que, na maioria das vezes, além da retração, existe desgaste sobre as raízes expostas – e somente o dentista pode encaminhar o paciente para soluções seguras e resolutivas.

 

retração gengival raiz atacada por ácidos alimentos
Raízes expostas atacadas por ácidos presentes na alimentação (erosão radicular severa).

 

 

Técnicas para uma escovação sem traumas e mais saudável às gengivas.

 

Se a principal causa para gengivas retraídas é a periodontite, o excesso de força durante o uso da escova dentária ou outros tipos de dispositivos de limpeza dos dentes (fio-dental, escova interdental ou palitos) é a segunda mais comum. E não culpar apenas as cerdas de escovas mais duras do que o recomendado. Técnicas equivocadas e até mesmo a escovação em excesso também podem estar contribuindo para que a exposição progressiva das raízes dentárias.

 

todas as técnicas podem ser eficientes, mas não para todas as pessoas;

 

apenas a escovação dos dentes não é suficiente para remover a placa bacteriana na maioria dos indivíduos acima dos 30 anos de idade;

 

o tempo mínimo de escovação é 2 minutos – sem contar o tempo necessário para uso de fio-dental e outros dispositivos;

 

cerdas macias diminuem, sim, os traumas sobre gengivas;

 

a inclinação das cerdas das escovas junto às gengivas aumenta a efetividade de remoção da placa bacteriana;

 

a troca da escova deve ser feita a cada 2 meses;

 

o excesso de escovação (número de vezes durante o dia) também pode traumatizar as gengivas (retração gengival e ceratoses);

 

enxaguantes bucais não substituem escovas dentárias e tampouco o outros dispositivos de higiene oral como fio-dental e escova interdental;

 

 

Saiba mais sobre recessão e retração gengival:

Voltar para o blog