BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Reposicionamento labial: indicações, técnicas cirúrgicas e resultados.

sorriso gengival

Conheças as indicações, técnicas e resultados da cirurgia para reposicionamento labial para correção do sorriso gengival.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Sorriso gengival alto, um problema estético com impactos na autoestima.

 

Um problema na estética do sorriso que afeta principalmente a mulheres é o sorriso gengival alto. Caracterizado por expor mais de 3mm da gengiva acima dos dentes ao rir, muda o foco da percepção do sorriso diretamente para o excesso gengival. Não à toa, relatos de reclusão social são frequentes e motivos até mesmo para quadros depressivos. O que fazer?

 

De fato, os danos à harmonia do sorriso e rosto são mais intensos do que se pode imaginar. Caprichar em tratamentos com laminados cerâmicos ou clareamento dental, por exemplo, não surtem efeitos nas tentativas para amenizar o problema. Para amenizar ou resolver a situação, é preciso partir para procedimentos permanentes e resolutivos. E, para isso, as cirurgias plásticas gengivais, como a cirurgia para reposicionamento labial, são opções interessantes e que podem atender às expectativas mesmo para indivíduos mais exigentes com o visual do seu sorriso.

 

 

Causas e diagnóstico influenciam na seleção do tratamento.

 

O sorriso gengival alto aparece por vários motivos. Erupção passiva alterada, hiperplasia gengival (gengiva crescida sobre os dentes), crescimento excessivo do osso maxilar e hiperatividade do lábio superior, por exemplo, expoem em demasia a gengiva por mecanismos diferentes que, se não forem compreendidos, podem induzir a cirurgias ou alternativas terapêuticas que não surtem resultados efetivos – e o reposiconamento labial pode ser uma delas.

 

Já o diagnóstico, embora simples e fácil, vai além da simples medição da exposição do tecido gengival localizado acima dos dentes ao falar, rir ou sorrir. Avaliando condições intra-bucais como biotipo de gengiva, recessão gengival, comprimento de raízes e localização do osso junto às raízes dentárias, ou extra-bucais como análise facial, comprimento do lábio superior, posição dos dentes incisivos e outros características, complementam a seleção de técnicas corretas. E é para esclarecer aos indivíduos em busca de corrigir o sorriso gengival de forma efetiva que este post se destina.

 

sorriso gengival falso cirurgia
A hiperplasia da gengiva, uma característica do sorriso gengival falso.

 

 

Técnicas cirúrgicas para correção do sorriso gengival.

 

A correção estética do sorriso gengival alto é basicamente cirúrgica. As excessões são a intrusão ortodôntica, indicada para erupção passiva alterada dos dentes, e o uso da toxina botulínica para casos em que a hiperatividade dos lábios é a causa do problema. Fora isso, o reposicionamento labial se dá através da cirurgia para reposiconamento labial, gengivoplastia, gengivectomia ou enxerto de materiais endógenos ou artificiais. Ou, para casos mais complexos, através da combinação dessas técnicas.

 

cirurgia ortognática

Indicada quando a causa do sorriso gengival é o crescimento excessivo do osso maxilar. É a técnica mais radical para reposicionamento labial. O procedimento, complexo e com pós-operatório delicado, faz a disjunção (separação completa) da arcada superior, recorte do osso em excesso e redução (união) através de pinos e placas metálicas. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar.

 

miectomia

A miectomia é a excissão (corte) de um músculo, ou parte dele. São diversas as aplicações da técnica, como a miectomia do múscular orbicular para o tratamento das rugas conhecidas como “pé de galinha”. Em odontologia é indicada para corrigir a hiperatividade dos músculos do lábio superior, diminuindo a amplitude de exposição das gengivas ao falar, rir e sorrir. Assim como na cirurgia ortognática, o pós-operatório é igualmente delicado.

 

aumento de coroa clínica

De uso comum na recuperação dentes cariados e fraturados, a cirurgia para aumento de coroa clínica é indicada para corrigir o sorriso gengival causado por hiperplasia gengival ou alteração da erupção passiva. Dividida em duas técnicas, gengivoplastia ou gengivectomia, o procedimento tem pós-operatório mais tranquilo que as técnicas anteriores, apesar de exigir alguns dias de repouso. A técncia não promove o reposicional labial, apenas o alongamento dos dentes em direção às gengivas.

 

aumento de coroa clínica + enxertos

O procedimento cirúrgico para aumento de coroa clínica também pode ser realizado concomitante ao preenchimento da depressão subnasal com enxertos provenientes do próprio paciente, ou ainda sintéticos. Técnica recente, é mais alternativa à cirurgia para reposiconamento dos lábios. É contraindicada, entretanto, para a exposição gengival mais severa e intensa.

 

cirurgia para reposicionamento labial cirúrgico

Neste tipo de cirurgia mucogengival remove-se uma faixa extensa da mucosa localizada acima das gengivas, encurtando-a em até 10 milímetros e aproximando a mucosa que reveste a parte interna dos lábios junto às gengivas. O resultado é imediato, inibindo a exposição excessiva da gengiva. O pós-operatório da ciruriga plástica gengival requer 2 a 3 dias longe de atividades de trabalho ou exercícios físicos intensos.

 

cirurgia para reposicionamento labial + aumento de coroa clínica

Exposições extensas na gengiva acima dos dentes podem necessitar da combinação de técnicas para surtir efeito. Uma delas é a que combina a cirurgia para reposicionamento labial com a técnica cirúrgica para aumento de coroa clínica, tanto na técnica por gengivoplastia quanto gengivectomia. Com pós operatório um pouco mais delicado, o procedimento exige até 7 dias sem atividades laborais, sociais e esportivas.

 

cirurgia para reposicionamento labial + enxertos

A utilização de enxertos inseridos na depressão subnasal é uma técnica recente e que traz alternativa confiável às técnicas tradicionais. O material enxertado, que pode ser derivado do sangue do próprio paciente ou proveniente de materiais sintéticos, oferece resistência mecânica à ampla movimentação do lábio superior, sem perder a naturalidade do sorriso. O pós-operatório é mais delicado comparado a outras técnicas.

 

cirurgia reposicionamento gengival e gengivoplastia
Planejamento para cirurgia para reposcionamento labival combinada com gengivoplastia.

 

 

Indicações para o reposicionamento labial cirúrgico.

 

O termo reposicionamento labial para correção do sorriso gengival pode levar a interpretações equivocadas. Isso porque, na maioria das vezes, os resultados cirúrgicos não reposicionam os lábios com relação aos dentes e ossos maxilares. É o caso da cirurgia para aumento de coroa, para correções mais simples e específicas. Já a cirurgia de reposicionamento traz mais versatilidade para diversas situações e indicações. Conheça as mais comuns:

 

impossibilidade para correções ortodônticas;

 

alternativa à cirurgia ortognática, que possui pós-operatório delicado;

 

alternativa ao uso sistemático de toxina botulínica;

 

sorriso gengival alto severo;

 

combinação com correções estéticas (gengivoplastia e gengivectomia).

 

 

Pós-operatório depende da técnica utilizada.

 

Inchaços, restrições e limitações mastigatórias e repouso prolongado podem fazer parte do pós-operatório de qualquer tipo de cirurgia plástica gengival. E com a técnica para reposicionamento dos lábios não poderia ser diferente – dedependo da técnica utilizada, podem ser necessários até mesmo 7 dias longe das atividades de trabalho e que envolvam esforços físicos intensos.

 

Cirurgias com envolvimento único de tecidos moles, por exemplo, trazem pós-operatório mais simples e rápidos, com mínimas chances para complicações. É o caso da gengivoplastia, para correção do falso sorriso gengival, ou da cirurgia para resposicionamento labial. Por outro lado, o emprego de enxertos de gengiva ou osso requer dias adicionais em reposo, bem longe de esforços físicos.

 

cirurgia plastica gengival aumento de coroa
Gengivoplastia realizada em apenas um lado da arcada dá um bom exemplo da resolutividade da técnica.

 

 

Complicações e problemas.

 

Procedimentos cirúrgicos são passíveis de complicações pós-operatórias ou que aparecem ao longo do tempo. E, no caso da cirurgia para correção do sorriso gengival alto por reposiconamento labial, não poderia ser diferente. A maioria delas, entretanto, estão restritas à miectomia e cirurgias ortognáticas. Nas demais técnicas, os contratatempos quase sempre dizem respeito a inchaços, vermelhidão, dor eventual, dificuldade temporária para mastigação e período em repouso que pode ser prolongado.

 

A cirurgia para reposicionamento labial, entretanto, pode apresentar problemas que aparecem logo após a remissão do quadro pós-operatório. Entre eles estão a assimetria labial ao sorrir ou redução excessiva da movimentação livre dos lábios, problemas que, apesar de reversíveis, podem ser motivos para pacientes frustrados com os resultados cirúrgicos do tratamento para correção do sorriso gengival alto.

 

 

Tratamento pode necessitar de duas cirurgias espaçadas em 60 dias.

 

Um característica importante da cirurgia plástica gengival para reposicionamento do lábio é que ela é reversível. Se o encurtamento do sulco labial for excessivo, com limitação exagerada à livre movimentação do lábio superior, um novo procedimento pode ser feito para recuperar a situação. Só que a técnica para reverter o encurtamento do sulco traz pós operatório mais complexo. E o mais interessante é que dá, sim, para evitá-la.

 

O ideal é que a cirurgia para reposiciomento labial remova o mínimo possível da mucosa que limita a exposição execessiva de gengiva. Se o resultado não é eficiente, parte-se para nova cirurgia, até que o sorriso gengival seja eliminado ou aliviado de forma eficiente, sem perder a naturalidade do sorriso. As abordagens conservadoras são sempre as primeiras alternativas quando a estética facial está envolvida no tratamento.

 

 

Resultados são imediatos e mantem-se a longo prazo.

 

Uma das características mais interessantes deste tipo de cirurgia plástica mucogengival é que os resultados são imediatos – basta esperar a remissão completa das alterações pós-cirúrgicas. Outro ponto positivo da técnica é que a correçao do sorriso gengival alto mantém-se por toda a vida. Apenas as alterações fisiológicas de envelhecimento que aparecem ao longo dos anos, como a perda do tônus muscular e perda de tenacidade da mucosa, peles e músculos, podem alterar os resultados.

 

 

Nivelamento gengival não podem passar em branco.

 

A harmonia do sorriso não depende apenas de dentes clareados e  alinhados. E também não adianta passar por tratamentos com laminados cerâmicos seguidos do reposicionamento labial. É preciso que as gengivas estejam impecavelmente alinhadas com as bordas dos dentes e lábios. E, para isso, é importante não esquecer do tratamento para nivelamento gengival, um procedimento rápido e indispensável.

 

 

Simulações e guias cirúrgicos trazem mais previsibilidade e segurança.

 

Diversos procedimentos garantem resutados mais previsíveis e efetivos para tratamentos com cirurgia plastica gengival para correção do sorriso gengival. Copiadas das simulações para facetas e lentes de contato dental, são essenciais para guiar incisões e modificações na arquitetura óssea e gengival. Mas exitem alguns segredos para não cair nas armadilhas das simulações fotográficas em técnicas tipo antes e depois, e que podem induzir a erros graves.

 

A cirurgia para reposicionamento labial, por exemplo, não pode ser simulada diretamente. Entretanto, o uso de mockups que simulam os resultados de cirurgias nas técnicas de gengivoplastia e gengivectomia, para aumento de coroa clínica, são indispensáveis para avaliar a quantidade de tecido mucoso que precisa ser eliminado para limitar a movimentação excessiva do lábio superior. Negligenciar o uso destes dispositivos de simulações para ser sinônimo para sorrisos sem harmonia e naturalidade.

 

 

A cirurgia para reposicionamento labial, passo a passo.

 

Cirurgias em gengivas exigem planejamento cuidadoso e um protocolo de procedimentos que precisam ser seguidos à risca para que tudo dê certo no final. Tentativas para acelerar o andamento do tratamento podem ter danos irreversíveis. É o caso da gengivectomia – realizada de forma incorreta, pode ser até mesmo impossível reconstruir a arquitetura óssea e gengival eliminada de forma indevida. Veja uma sequência de etapas e procedimentos, passo-a-passo, para garantir mais segurança e resolutividade à cirurgia para reposicionamento labial:

 

exame fotográfico e clínico para analisar biotipo gengival, comprimento das bordas gengivais e osso maxilar e extensão da exposição das gengivas ao falar, rir e sorrir;

 

exames radiográficos locais e solicitação de exames tomográficos, dependedo das necessidades de correções;

 

moldagens para simulações sobre modelos e construção de guias para a remoção e recontorno gengival;

 

análise de simulações e ajuste de detalhes cirúrgicos;

 

cirurgia para reposiconamento labial;

 

remoção de pontos de sutura;

 

consulta para avaliação de resultados finais e necessidade de novas intervenções cirúrgicas.

 

 

Saiba mais sobre cirurgia plástica gengival e correção do sorriso gengival alto:

Voltar para o blog