BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração em porcelana: 7 características insuperáveis desta técnica.

restauração dental em porcelana 7 vantagens post blog

A restauração em porcelana é a técnica mais durável e estética para recuperar dentes cariados ou fraturados ou simplesmente para trocar resinas escurecidas e desgastadas. Ainda assim, quase ninguém lembra delas na hora de escolhar a técnica ideal. Isso, até agora.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Substituir restaurações dentária em resina ou amálgama é, provavelmente, o procedimento mais realizado em consultórios odontológicos. Amarelamentos, desgastes, fraturas e infiltrações por cárie dentária são apenas alguns dos motivos para as frequentes e quase anuais trocas de restaurações. A única solução, por hora, parece ser a restauração em porcelana. Mas será que esta técnica é assim tão boa quanto falam por aí?

 

A restauração dental em porcelana, por mais incrível que pareça, não é uma técnica recente. Atualmente, pode ser confeccionada até mesmo em uma única consulta. Quando durabilidade e resultados estéticos é o que mais importa, é a escolha ideal. E para elucidar as ótimas propriedades do uso de cerâmicas odontológicas (porcelana), uma lista com 7 características insuperáveis da técnica já dá uma boa ideia do porquê elas são mais incríveis do que podem parecer.

 

 

1. Durabilidade superior à restauração em resina ou amálgama.

 

Durabilidade de restaurações dentárias pode ser o que mais importa para quem não tempo a perder com inúmeras consultas para trocar ou substituir resinas escurecidas e desgastadas. Diversas pesquisas odontológicas mostram que, passados dez anos, 95% dos procedimentos restauradores, na técnica com restauração em porcelana, mostram-se sem infiltrações e funcionais. Ideais para evitar trocas constante e prevenir a perda de estrutura dentária que ocorre durante o procedimento de restaurações dentárias.

 

restauração dental em resina desgaste
A baixa durabilidade das restaurações em resina depende da extensão da cavidade a ser restaurada.

 

 

2. Baixo risco para infiltrações por cárie dentária.

 

Infiltração por cárie dentária é um problema que pode atingir qualquer técnica com restauração dentária. A causa para o problema é a perda de integridade entre o dente e o material restaurador, deixando o caminho livre para infiltrações de bactérias provenientes da placa bacteriana – neste sentido, a técnica de restauração dental em porcelana diminui as chances para que o problema apareça. É a técnica ideal para evitar trocas constantes de material e prevenir intercorrências mais severas como extrações ou tratamento de canal por penetração profunda de cárie dentária.

 

restauração em resina infiltração por cárie dentária
Infiltração por cárie dentária: restaurações antigas em resina ou amálgama trazem riscos elevados para infiltrações.

 

 

3. Restaurações em porcelana são insuperáveis em resistir ao amarelamento.

 

O amarelamento da resinas utilizadas em restaurações é uma das reclamações mais frequentes. E quando o problema aparece em dentes anteriores, a substituição precisa ocorrer o mais rapidamente possível. A restauração dental em porcelana, resistente ao amarelamento, é a solução ideal para evitar a substituição frequente de resinas. Uma vantagem insuperável e indispensável para tratamentos combinados com lentes de contato dental e facetas em porcelana.

 

restauração dental amarelamento
Amarelamento e manchamento em restauração dental em porcelana é desvantagens frente à técnica de restauração em porcelana.

 

 

4. Não deformam com o passar dos anos.

 

Com o passar dos anos, as resinas e amálgama de prata utilizadas em restaurações perdem a anatomia original esculpida pelo dentista. Além de diminuir a eficiência mastigatória, o problema ainda pode causar giros e inclinações de dentes. A porcelana, um material para restauração dentária resistente a desgastes, mantém a forma original exatamente como foi confeccionada, trazendo mais efetividade mastigatória, estética e diminuição de riscos para desalinhamentos dentários. Sem dúvida, insuperáveis e essenciais neste quesito.

 

restauração em porcelana bruxismo
A deformação e desgaste das restaurações em resina são desvantagens frente à técnica de restauração em porcelana.

 

 

5. Resultados estéticos superiores.

 

Tratamentos estéticos de impacto com facetas e lentes de contato dental são procedimentos odontológicos cada vez mais comuns. E para combinar com as porcelanas de alta desempenho utilizadas nestas técnicas, nada melhor do que trocar as antigas e amareladas restaurações em resina pela técnica de restauração em porcelana. Além de resultados estéticos superiores e mais duráveis, ainda trazem mais brilho e naturalidade semelhantes aos que você nos laminados cerâmicos. Um regra básica utilizada no tratamento odontológico estético de artistas e famosos.

 

restauração em porcelana estética
A estética e durabilidade elevada da restauração em porcelana é essencial para tratamentos mais sofisticados com cerâmicas odontológicas.

 

 

6. Ideais para indivíduos com bruxismo.

 

O bruxismo é um fator de insucesso nos tratamentos odontológicos restauradores. Não à toa, fraturas e desgastes severos em dentes e restaurações em resina e amálgama de prata são comuns, frustrando dentistas e pacientes pela recorrência destas falhas. Nestes horas, a restauração em porcelana é essencial para recuperar os desgastes dentários provocados pelo bruxismo, prevenindo futuras perdas de estrutura dentária pela ação constante deste distúrbio neuromuscular. A escolha ideal para manter os resultados estéticos do tratamento sem se preocupar com o problema.

 

 

7. Biocompatibilidade da restauração em porcelana.

 

Dor e sensibilidade após o tratamentos com restaurações dentárias com resinas não são intercorrências tão raras assim. Uma série de fatores podem dar origem ao desconforto imediato, como a contração do material durante o procedimento ou a baixa compatibilidade das resinas com as camadas mais profundas dos dentes. Neste sentido, a restauração em porcelana, biologicamente compatível com tecidos humanos, reduz os quadros de desconfortos e sensibilidade após o término de tratamentos restauradores. Mais um ponto positivo a favor da restauração dental em porcelana que conta muito na hora de selecionar a técnica ideal.

 

Saiba mais sobre restauração em porcelana e resina:

Voltar para o blog