BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Bruxismo é desafio nos tratamentos com lentes de contato dental.

bruxismo-e-lentes-de-contato-dental-blog-luis-gustavo-leite

Recuperar os desgastes dentários causados pelo bruxismo com sofisticados tratamentos com lentes de contato dental pode não ser uma ideia tão boa quanto parece. Neste post, as causas dos desgastes pelo bruxismo, os desafios e problemas com a técnica com lente de contato dental e as alternativas em tratamentos que recuperam a harmonia do sorriso em dentes anteriores.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Um pouco sobre os desgastes dentários causados por bruxismo

 

Um dos pesadelos modernos em saúde bucal são os desgastes dentários provocados pelo bruxismo. E não é para menos, já que a a perda da harmonia do sorriso pela ação incessante do ranger e apertar dos dentes durante a noite ( bruxismo noturno ) ou dia ( bruxismo de vigília ) atinge até mesmo pacientes que passaram por longos tratamentos com aparelhos ortodônticos. E o problema é ainda maior porque os casos de dentes com desgastes severos não param de chegar nos consultórios dos dentistas.

 

O bruxismo é uma desordem neuro-muscular que tem várias causas e, em quase todos os casos, duas ou mais delas estão presentes no problema. O componente hereditário parece ser o principal gatilho para o aparecimento do distúrbio. Contatos inadequados e prematuros entre os dentes e o estresse e ansiedade são as outras causas quase sempre encontradas em indivíduos bruxômanos. Desordens endócrinas, alérgicas e até mesmo parasitoses intestinais também estão relacionadas com o distúrbio muscular. Entretanto, a causa genética parece definir a severidade e padrão dos desgastes dentários.

 

 

Classificando os desgastes dentários pelo bruxismo.

 

Os desgastes dentários podem ser classificados de acordo com a sua extensão. Em casos mais extremos e severos, essas perdas de estrutura dentária são tão intensas que, além de diminuírem a altura da mordida – perda da dimensão vertical de oclusão -, podem até mesmo levar a perdas desses dentes. Os problemas dentários relacionados a desgastes muito intensos são realmente preocupantes e desafiadores às técnicas tradicionais de recuperação como as restaurações dentárias em resinas ou as facetas e lentes de contato dental em porcelana.

 

• desgastes incipientes

Pequenos desgastes nas pontas de caninos ou incisivos centrais e laterais são, na maioria das vezes, acontecimentos naturais, para pacientes acima dos 50 anos de idade. Quando esses desgastes são encontrados em pacientes mais jovens, o uso das placas acrílicas para tratamento e prevenção é uma opção interessante e, para muitos indivíduos, imprescindível.

 

• desgastes com danos estéticos consideráveis

Os desgastes dos dentes estão entre os principais motivos pelo aumento na procura por tratamentos com facetas ou lentes de contato dental. E não é para menos, já que os danos estéticos são tão intensos que os relatos mais comuns são de pacientes que evitam sorrir em público. Nessa fase, os desgastes em dentes posteriores também já podem estar ocorrendo, e, ainda que de forma menos intensa do que no bruxismo severo, alguma perda de dimensão vertical já pode ser observada.

 

• desgastes severos (perda da dimensão vertical)

A imagem forte dos desgastes dentários mais severos pode levar à conclusão de que esses são casos raros. Infelizmente, são situações corriqueiras. Nesses pacientes os desgastes estão acontecendo de forma intensa nos dentes posteriores, e e perda de dimensão vertical é uma preocupação e desafio para o tratamento desses indivíduos.

 

Bruxismo e lentes de contato dental desgastes
Bruxismo e lentes de contato dental : classificação dos desgastes.

 

 

Os problemas que podem aparecer quando os desgastes do bruxismo não são tratados.

 

✓ perda da harmonia do sorriso

Principal causa para consultas em dentistas, o tratamento que recupera os desgastes nestes pacientes pode ser bastante oneroso.

 

✓ fraturas dentárias

Os desgastes dos dentes diminuem a eficiência mastigatória porque substituem as superfícies cortantes por superfícies triturantes. A implicação dessa alteração é o aumento da força necessária para a mastigação que, aliada à ação muscular mais intensa do bruxismo, pode chegar a até 10 vezes a força muscular em indivíduos sem o problema. Dentes com restaurações extensas ou presença de pinos metálicos não resistem às forças de mastigação extrema em pacientes bruxômanos com desgastes dentários muito extensos. E o resultado são fraturas em paredes dentárias ou raízes –  podendo levar à perda do dente.

 

✓ fraturas em restaurações e próteses

É um desafio o tratamento restaurador parar pacientes com bruxismo. Além das forças de mastigação excessivas, os desgastes dentários não permitem camadas mais extensas do material restaurador – como as resinas ou mesmo o amálgama. As fraturas e quedas de restaurações dentárias são frequentes e frustam pacientes e dentistas. E quando essas forças atuam sobre dentes com lentes de contato dental, o desastre pode ser ainda maior.

 

✓ sensibilidade dentinária

Algumas pesquisas odontológicas relacionam a sensibilidade aumentada ao frio ou alimentos ácidos ao bruxismo. Em pacientes bruxômanos severos, a relação é direta : os desgastes diminuem a camada de esmalte e dentina, um caminho aberto para os problemas de sensibilidade dentinária.

 

✓ exposição pulpar

Ocorrendo principalmente em dentes anteriores, os desgastes dos dentes nessa região podem ser tão intensos que a polpa dentária é exposta, necessitando de tratamento de canal ( endodôntico ).

 

✓ perda dentária

Perdas dentárias em pacientes com bruxismo não são eventos raros, e as fraturas extensas que atingem raízes – ou mesmo as fraturas totais dessas raízes – são exemplos de como as intensas forças do distúrbio levam à perda dos dentes.

 

bruxismo-e-lentes-de-contato-dental-polpa
Bruxismo e lentes de contato dental : desgastes excessivos podem expor a dentina e até mesmo atingir a pola dentária.

 

 

Sobre a ideia de recuperar os desgastes pelo bruxismo com lentes de contato dental

 

Quando chega a hora de recuperar os desgastes dentários provocados, são quatro as opções disponíveis e que dependem da intensidade, da oclusão ( relação dos dentes durante o fechamento e movimentos mandibulares ) e da extensão dos desgastes dentários. A primeira opção, a restauração dentária com resina, é alternativa rápida e com preço mais em conta mas que traz limitações à durabilidade e resistência em situações de desgastes mais severos.

 

A segunda alternativa são as próteses dentárias em porcelana, indicadas para os casos severos de bruxismo. A terceira opção são os laminados dentários em porcelana como as facetas ou lentes de contato dental. A quarta é ainda mais sofisticada e indicada para pacientes que têm restaurações antigas nesses dentes : a substituição por restaurações em porcelanas, tanto os fragmentos cerâmicos quanto os blocos cerâmicos tipo on-lay e in-lay.

 

A ideia de recuperar os desgastes provocados pelo bruxismo com lentes de contato dental é a primeira que vem à cabeça – ao menos para os pacientes. Elaboradas para modificações suaves da forma e cor dos dentes, permitem a correção de vários tipos de detalhes anatômicos, permitem a visualização dos resultados através das simulações tipo antes e depois e os resultados estéticos são sempre sofisticados e harmônicos. O problema é que a técnica com lentes de contato dental pode se tornar um pesadelo para os pacientes com bruxismo – principalmente quando o diagnóstico da intensidade de força do impacto e relação entre os dentes não são levados em conta.

 

Quando o diagnóstico dos desgastes dentários e o planejamento sobre modelos passam despercebidos, os resultados são fraturas e descolamento constantes das lentes de contato dental, frustando e preocupando os pacientes antes maravilhados com o tratamento. Resistir à tentação do tratamento com lentes de contato dental para os desgastes dos dentes pelo bruxismo não é tarefa fácil.

 

 

Os danos potenciais do bruxismo às lentes de contato dental

 

Fraturas e descolamentos constantes. O bruxismo é, sim, uma contra-indicação para tratamentos dentários que buscam recuperar os desgastes dentários através da técnica com lente de contato dental. Outra informação importante para o sucesso desses tratamentos é não confundir desgastes dentários naturais que acontecem ao longo da vida com os desgastes dentários provocados pelo bruxismo.

 

As lentes de contato dental são técnicas seguras para recuperar desgastes dentários naturais ( fisiológicos ) pouco intensos. Entretanto, quando esses desgastes estão associados ao bruxismo, abandonar a técnica com lentes de contato dental e optar por outra mais segura – como as facetas laminadas, variação técnica mais resistente da lente de contato dental – é a saída mais resolutiva e sem contra-tempos.

 

 

As alternativas para recuperar os desgastes dentários pelo bruxismo em dentes anteriores

 

Ok, o seu dentista já afastou a ideia de recuperar os seus desgastes dentários com lentes de contato dental. O problema é que você ainda não afastou a ideia de recuperar a harmonia do sorriso perdido por esses desgastes. Vamos às opções de tratamento :

 

✓ restauração em resina composta

Para desgastes que estão no início, a restauração em resina é uma alternativa interessante às lente de contato dental. Entretanto, as falhas constantes nessa técnica não são eventos raros. Ainda assim, a restauração dentária com resinas ainda é a primeira opção para soluções mais rápidas e baratas, representando uma técnica com passo-a-passo de domínio mais amplo pelos profissionais.

 

✓ restauração em porcelana

Uma técnica difundida e muito eficiente para substituir restaurações antigas ou defeituosas é a fragmentação cerâmica. Originalmente utilizada em dentes posteriores ( in-lay ou on-lay cerâmico ), é também indicada na substituição de restaurações muito extensas em dentes anteriores ( fragmentos cerâmicos ). E o legal é que essa mesma técnica para dentes anteriores pode ser utilizada para recuperar pequenos desgastes em dentes anteriores.

 

✓ faceta laminada em porcelana

Mais resistente e espessa do que a lente de contato dental, a faceta laminada também permite a correção de manchas e amarelamentos mais intensos. E ainda são resistentes para casos intermediários de desgastes dentários – desde que a oclusão dos dentes e as forças de mastigação sejam favoráveis à emprego da técnica. Os preços desses tratamentos são semelhantes às lentes de contato dental, da mesma forma que o passo-a-passo da técnica é praticamente o mesmo.

 

✓ prótese dentária

A prótese dentária com porcelana pura está indicada para desgastes severos associados à ação muscular mais intensa. Mais do que uma alternativa à técnica com lente de contato dental, a prótese dentária previne problemas de fraturas dentárias e é o dispositivo cerâmico utilizado para recuperar a dimensão vertical de oclusão ( altura da mordida ).

 

bruxismo-e-lentes-de-contato-dental-restauracao
Bruxismo e lentes de contato dental : a restauração cerâmica é uma técnica eficiente para a redução e prevenção de desgastes em dentes posteriores.

 

 

As tendências em tratamentos para recuperar desgastes em dentes anteriores.

 

 

Os fragmentos cerâmicos são técnicas interessantes derivadas dos laminados cerâmicos. Construídos como partes exatas de facetas, reconstituem apenas as partes desgastadas ou fraturadas dos dentes, e não necessitam de desgastes maiores sobre a superfícies dos dentes. Entretanto, assim como as lentes de contato dental, ainda são tratamentos duvidosos para pacientes com bruxismo. O desenvolvimento de novos materiais para lentes de contato dental e facetas laminadas para tratamento de pacientes bruxômanos é constante e provavelmente trará soluções para esses desgastes dentários.

 

As restaurações com resinas para pequenos desgastes e utilização de facetas laminadas para casos que ainda não podem ser considerados severos são os tratamentos atualmente mais indicados – respeitados, obviamente, outras limitações de natureza hereditária e anatômica que impeçam esses tratamentos. E, nos casos mais severos de desgastes, a técnica com coroas protéticas com porcelanas oferece todos os requisitos estéticos e funcionais de resistência e beleza necessários para a reabilitação oral desses pacientes. A diferença, para esses casos, entre as facetas laminadas e as lentes de contato dental é a necessidade de desgastes dentários na superfície dos dentes para propiciar uma maior espessura às facetas – o que confere maior resistência à fraturas e descolamentos.

 

 

Prevenção, diagnóstico e saúde em pacientes com desgastes dentários acentuados.

 

A prevenção ainda é o melhor tratamento para lidar com os desgastes nos dentes causados pelo bruxismo. O diagnóstico da disfunção muscular pode ser feito até mesmo em crianças, já que o bruxismo também afeta-os em frequência até maior do que em adultos. Depois que os desgastes inciam-se, os tratamentos que recuperam a harmonia dos dentes tem preços mais elevados e são bastante trabalhosos. Se a ideia da restauração dos dentes com lentes de contato dental em pacientes com bruxismo não é tão interessante nos dias atuais, o diagnóstico precoce e o uso de placas acrílicas para proteção dos dentes ainda é o melhor caminho.

 

Saiba mais sobre bruxismo, saúde e lentes de contato dental:

Voltar para o blog