BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta em porcelana, vantagens e possibilidades em sorrisos marcantes.

faceta em porcelana post

Faceta em porcelana é a técnica mais versátil e poderosa – e menos badalada – para construir sorrisos harmônicos e marcantes. Descubra porque a técnica preferida de dentistas para tratamentos estéticos de impacto pode ser o que você precisa.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

São as lentes de contato dental, e não as facetas em porcelana, que tem levado toda a fama nos inconfundíveis tratamentos de transformação do sorriso. Todo mundo já ouvi falar delas. Famosos e artistas desfilam sorrisos harmônicos e marcantes graças a elas. Mas tem algo errado nisso tudo. É que, na verdade, é a faceta em porcelana, variação mais versátil e resolutiva entre as técnica com laminados cerâmicos, a grande estrela de todo esse glamour.

 

O uso de facetas em porcelana para correções estéticas é uma ideia antiga. Artista de Hollywood já utilizavam versões rústicas delas desde a década de 30. O problema é que elas sempre foram pouco duráveis e estéticas. Mas isso até a chegada, há 15 anos, da primeira – de duas versões – de novas técnicas e porcelanas para tratamentos odontológicos de alto impacto estético, mais sofisticas e resistentes para tratamentos odontológicos mais sofisticados e delicados. Uma verdadeira revolução.

 

E são muitas as razões que fazem da faceta em porcelana a técnica mais utilizada em tratamentos estéticos de impacto – ou combinadas com outras técnicas ainda mais personalizadas com laminados cerâmicos. O mais importante, porém, é entender as indicações, contra-indicações, riscos e problemas associados ao tratamento com faceta em porcelana para que tudo certo no final. Até porque valer-a-pena é pouco para se referir a tratamentos tão marcantes e essenciais como esses.

 

 

Diferença entre faceta em porcelana e outras técnicas com laminados cerâmicos é fácil de entender.

 

A faceta em porcelana é uma das variações técnicas para uso de laminados cerâmicos (porcelanas) para recobrimento estético da parte visível dos dentes. Lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos são as outras duas variações. A diferença entre elas começa aqui: é que não é a diferença de espessura entre elas (que pode variar de 0,1 a 0,7mm) que define o nome da técnica, e sim a necessidade de desgastes corretivos sobre os dentes – prévios à colagem dos laminados. Facetas em porcelana exigem reduções na estrutura dentária; lentes de contato e fragmentos as dispensam.

 

faceta em porcelana diferença com lente de contato dental
Desgastes superficiais corretivos são característicos aos tratamentos com facetas em porcelana. (fonte/internet)

 

 

Indicações e contraindicações essenciais para a técnica com faceta em porcelana.

 

Entre as 3 principais técnicas com laminados cerâmicos, é a faceta em porcelana a que proporciona resultados mais previsíveis. Correções mais intensas na cor e forma dos dentes, para alinhamentos e rearmonizações mais desafiadoras do sorriso, são desafios exclusivos para elas. É por isso que a maioria dos indivíduos em busca de sorrisos marcantes e correções de problemas estéticos intensos encontra na técnica com faceta em porcelana a solução ideal.

 

Indicações básicas para facetas em porcelana

dentes tortos e desalinhados;

manchamentos por antibióticos;

dentes escurecidos por tratamento de canal;

casos leves de desgastes dentários por bruxismo;

pacientes com hábitos parafuncionais;

transformação de grupos dentários (modificar caninos para incisivos laterias);

harmonização com próteses dentárias.

 

Contraindicações mais importantes

dentes pouco desalinhados;

dentes intensamente desalinhados;

correções simples (mas efetivas) de cor e forma;

 dentes com estrutura dentária pouco volumosa;

 substituir próteses dentárias.

desgastes dentários severos por bruxismo.

 

faceta em porcelana dentes amarelados
Indicação correta para facetas em porcelana: desalinhamento dentário moderado e problemas intensos na cor estão indicados para a técnica. (fonte/internet)

 

 

Técnicas alternativas para tratamentos estéticos de impacto em odontologia.

 

Lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos são técnicas alternativas à faceta em porcelana. A grande sacada para o uso desses finíssimos laminados cerâmicos é que eles dispensam desgastes sobre a parte externa dos dentes. O que pode ser ideal para diversas situações em que mesmo correções suaves na forma e cor dos dentes resultam em modificações intensas e marcantes.

 

lente de contato dental

A lente de contato dental é a versão mais fina e famosa dos laminados cerâmicos para tratamentos estéticos de transformação. Se por um lado dispensam os desgastes de adaptação superficial, por outro só podem ser utilizados em dentes que necessitam correções suaves e delicadas na cor e forma dos dentes – mas que nem por isso resultam em modificações marcantes.

 

fragmento cerâmico

O fragmento cerâmico é, como o próprio nome sugere, um fragmento de um laminado cerâmico. A ideia para a técnica é recobrir apenas as partes dos dentes que apresentam problemas estéticos. Dentes girados ou espaços entre eles (diastemas) são exemplos comuns para o uso da técnica.

 

faceta em resina

A faceta em resina é uma alternativa rápida, versátil e mais em conta que a técnica com faceta em porcelana. Difere dos laminados cerâmicos pelo tipo de material utilizado (resina composta) e forma de confecção (diretamente sobre o dente, dispensando o uso de laboratórios protéticos). Tem na baixa resistência, durabilidade e pouca resistência à perda do brilho superficial, manchamentos e amarelamento dentário as principais desvantagens e problemas no uso da técnica.

 

 

Personalização por combinação de técnicas, o segredo dos tratamentos mais seguros e sofisticados.

 

A tendência para tratamentos estéticos de impacto com laminados cerâmicos é o uso combinado de vários dispositivos. A ideia é verificar as necessidades individuais de correções dentárias e confeccionar dispositivos laminados específicos para cada caso. Isso implica no uso combinado de facetas em porcelana, lentes de contato dental e fragmentos. E tudo associado a intensas sessões caseiras e profissionais para clareamento dentário.

 

A vantagem do uso combinado de diferentes espessuras de laminados cerâmicos é que ela evita desgastes dentários desnecessários. O uso exclusivo de uma única técnica para todos os dentes, em um mesmo tratamento, é, na verdade, um situação pouco comum. O lado complicado do uso combinado de técnicas, porém, é que ele é complexo e exige experiência profissional. É que a combinação inapropriada de vários tipos de laminados cerâmicos com superfícies dentárias naturais pode resultar em sorrisos com cores e brilhos diferentes. Em outras palavras, resultados pra lá de decepcionantes.

 

faceta em porcelana tratamento combinado
A personalização e individualização das necessidades de modificações traz mais segurança no tratamento com facetas em porcelana (fonte/internet)

 

 

Desgastes dentários, os prós e contras da técnica no tratamento com facetas.

 

Não tem como falar em faceta em porcelana sem falar nos desgastes dentários envolvidos no tratamento. Até porque, além de irreversíveis, podem trazer riscos à integridade estrutural dos dentes – uma desvantagem evidente com relação à lente de contato dental e o fragmento cerâmico. Entretanto, quando eles são essenciais para corrigir desalinhamentos e problemas de cor que são impossíveis de serem solucionados com laminados muito finos, as facetas em porcelana mostram-se viáveis e imprescindíveis.

 

Desgastes dentários, em si, não trazem riscos estruturais aos dentes. Um protocolo com procedimentos de segurança nos tratamentos com facetas em porcelana garante precisão e mínima remoção de estrutura dentária. Além disso, a elevada longevidade e durabilidade dos tratamentos com facetas trazem ainda mais viabilidade para a técnica. Os problemas aparecem quando eles são feitos à revelia, em tratamentos sem planejamentos ou que poderiam ser realizados com técnicas mais simples como lentes de contato dental e fragmentos. Não são os desgastes dentários o problema; o erro é o uso indiscriminado deles.

 

 

Saúde e compatibilidade com gengivas: dicas importantes.

 

Saúde e compatibilidade das gengivas com laminados cerâmicos é assunto pouco lembrado. E muito importante. Não dar a devida atenção à gengiva em contato com a faceta em porcelana pode ser motivo para muita dor de cabeça. Algumas dicas podem ajudar a evitar problemas em gengivas.

 

evite inserir profundamente às gengivas os laminados cerâmicos;

 

 o tratamento gengival prévio ao início dos procedimento para confecção de facetas em porcelana é mais do que indispensável;

 

o recobrimento de retrações gengivais muito extensas pode ser causa para problemas de adaptação e sangramento gengival;

 

enxertos e cirurgias gengivais complexas precisam ser realizados, no mínimo, 4 meses antes do início do tratamento;

 

bordas muito espessas dos laminados em contato com gengivas podem ser a causa para o acúmulo excessivo de placa baceriana e retração gengival.

 

 

Facetas em resina, simplicidade e versatilidade com indicações interessantes.

 

A técnica de laminação estética dos dentes com faceta em resina merece, sim, uma tópico específico. Apesar das desvantagens como a pouca durabilidade e baixa resistência a manchamentos e amarelamentos, a técnica que utiliza a resina composta – semelhante á utilizada em restaurações dentárias- também pode ser combinada com a técnica com faceta em porcelana.

 

Uma das aplicações mais interessantes das facetas em resina é o fechamento de espaços entre dentes (diastemas) ou o prolongamento de dentes (caninos são os mais frequentes). Nessas situações, os resultados estéticos e durabilidade fazem delas uma opção interessante no tratamento combinado com laminados cerâmicos. Além disso, o uso exclusivo de facetas em resina para tratamentos completos de transformação estética é uma alternativa mais conta e possível para situações bem específicas. Sempre vale a pena considerá-las.

 

faceta em resina alternativa
Facetas em resina são alternativas às facetas em porcelana em situações muito específicas. (fonte/internet)

 

 

Durabilidade que surpreende até a dentistas.

 

A durabilidade e a longevidade da técnica com faceta em porcelana em tratamentos estéticos de impacto são, para muitos dentistas, características ainda mais interessante do que os resultados estéticos desses procedimentos. Pesquisas científicas realizadas em diversos países apontam para índices de sucesso (manutenção de adaptação, cor e brilho originais) próximos a 97%, passados 10 anos da instalação desses dispositivos. Resultados extraordinários e que vão de encontro ao que se observa no atendimento clínico odontológico.

 

 

Problemas no tratamento com facetas em porcelana estão associados a falhas no planejamento e execução.

 

Problemas com facetas em porcelana existem. E, na maioria das vezes, estão associados a falhas no planejamento, indicação e execução do tratamento. Perdas ou fraturas dentárias são situações extremamente raras, e frequentemente relacionadas à negligência e imprudência fáceis de serem evitadas. Ainda assim, conhecer os principais problemas associados à faceta em resina em tratamentos estéticos é essencial para conhecer os pontos fracos da técnica.

 

resultados estéticos frustrantes;

 

sensibilidade dentinária persistente;

 

sangramento e inflamação gengival;

 

retração gengival;

 

tratamento de canal desnecessário.

 

faceta em porcelana branca
Feias ou bonitas? Planejamento é essencial para evitar problemas de harmonia, como facetas em porcelana muito alongadas e poucos naturais (fonte/internet)

 

 

Escolhendo a cor ideal para sorrisos mais harmônicos e claros.

 

A escolha da cor ideal para laminados cerâmicos – em especial, a faceta em porcelana – pode ser motivo para muita confusão. Isso porque as cores utilizadas nesses tratamentos estão sujeitas a modismos, e que precisam ser entendidas tanto por pacientes quanto dentistas.

 

Cores próximas ao branco absoluto, por exemplo, fazem sucesso no tratamento com facetas. Gostos à parte, laminados muito claros trazem desafios à reprodução de detalhes naturais como transparências – e outros detalhes ópticos e anatômicos essenciais. É por isso que maioria dos pacientes frustrados com os resultados nos tratamentos com facetas em porcelana dá-se entre aqueles que optaram por cores muito claras. Dar preferência para cores mais naturais, e que nem por isso deixam de ser claras e elegantes, é um dos segredos para sorrisos mais harmônicos e sofisticados.

 

faceta em porcelana branco
Cores próximas ao branco absoluto (destaque) reduzem o nível de detalhamento e naturalidade no tratamento com faceta em porcelana (fonte/internet)

 

 

Sem sensibilidade. Eliminado o problema de dentes sensíveis após o tratamento com faceta em porcelana.

 

A sensibilidade dentinária ao frio, doces e alimentos cítricos foi, por muito tempo, uma reclamação frequente no tratamento com laminados, na técnica com faceta em porcelana. E o desconforto podia aparecer até mesmo nos tratamentos cujos procedimentos contavam com guias operatórios para a minimização de desgastes superficiais no esmalte dentário. A introdução de novos e eficazes agentes químicos dessensibilizantes e cimentos adesivos, se não eliminaram por completo o problema, reduziram-no a níveis mínimos e passageiros.

 

 

Substituindo facetas antigas ou em pacientes frustrados – sem danos aos dentes.

 

Pacientes frustrados com seus tratamentos estéticos com facetas em porcelana não são raros. A substituição urgente de laminados problemáticos pode ser uma urgência para aliviar o sofrimento emocional nestes indivíduos. A remoção cuidosa desses dispositivos está entre os procedimentos odontológicos mais delicados, e tudo conta para minimizar o aprofundamento dos desgastes já existentes. Ainda assim, inúmeras substituições do dispositivo podem ocorrer sem danos ou riscos estruturais aos dentes, recuperando e construindo cores e formas de maneira mais adequada e harmoniosa.

 

faceta em porcelana trocar e substituir
Problemas de harmonia e naturalidade com faceta em porcelana: a substituição pode ser uma urgência para tratamentos desastrosos. (fonte/internet)

 

 

Simulações: o antes-e-depois na técnica com mock-ups.

 

A simulação digital ou por protótipos sobre modelos – ou mesmo sobre os próprios dentes (mock-up) – está entre os procedimentos mais interessantes no tratamento com facetas em porcelana. Isso porque novas técnicas e materiais têm aproximado os resultados finais a técnicas de simulação cada vez mais realistas, garantindo resultados mais próximos às necessidades e, principalmente, desejos dos pacientes.

 

A técnica com mock-up é a mais realista e efetiva entre as técnicas de simulação. O procedimento consiste em simular o resultado final do tratamento sobre os modelos obtidos da situação inicial do paciente, e então transferi-los, na forma de provisórios confeccionados com resinas estéticas, sobre os dentes. Ao contrário da técnica de simulação com fotografias e softwares dedicados, os resultados são próximos ao resultado final. Não tente fazer o seu tratamento sem eles!

 

 

Tempo e  passo-a-passo no tratamento com facetas em porcelana.

 

O tempo médio para confecção de tratamentos com laminados cerâmicos são parecidos, independente da técnica ou do número dentes. Partindo das primeiras moldagens e fotografias para diagnóstico e planejamento, até a cimentação final das facetas em porcelana, reserve entre 14 e 21 dias. Entretanto, reserve alguns dias a mais na sua agenda para o tratamento da gengiva e procedimentos para clareamento dental – em algumas situações eles podem tomar até mais tempo do que o utilizado na confecção das facetas.

 

1.  moldagens e fotografias para diagnóstico e simulação;

 

2.  tratamento gengival e clareador;

 

3.  preparos na superfície dental, moldagens e instalação de provisórios;

 

4.  testes estéticos com mock-up e aprovação do planejamento;

 

5.  instalação das facetas laminadas.

 

 

Preço do tratamento com faceta em porcelana para ser motivo para muita dor de cabeça.

 

Qual o preço da faceta em porcelana? Umas das principais dúvidas para indivíduos em busca de tratamentos com laminados cerâmicos é também a que mais induz a erros. É que o preço nos tratamentos com laminados podem estar incluindo os custos envolvidos nos procedimentos de simulação, tratamento gengival e clareador. Além disso, os diferentes preços praticados por diferentes laboratórios de próteses dentárias complicam ainda mais a associação entre preço e qualidade. Quase um tiro na escuro.

 

Certifique com o seu dentista a respeito da qualidade dos materiais utilizados, da experiência do laboratório de prótese dentária responsável pela confecção das facetas em resina e quais procedimentos adicionais estão incluídos no orçamento. É a maneira mais segura para associar preço, segurança, qualidade e possibilidades técnicas, para encaixá-los no seu orçamento.

 

Facetas em porcelana personalização
Facetas em porcelana: confeccção artística com porcelana para tratamento apenas nos incisivos centrais.

 

 

Dicas para quem está pensando em iniciar o tratamento.

 

Dicas sempre ajudam. E, para tratamentos odontológicos com viés estético porém com riscos associados, são essenciais. Se você está pensando em iniciar algum tipo de procedimento na técnica com faceta em porcelana, dê uma olhada nessas dicas. Certamente irão ajudar na hora de decidir pelo melhor tratamento – e se vale mesmo a pena fazê-lo.

 

considere o tratamento com aparelho ortodôntico para dentes muito desalinhados e girados;

 

dê atenção especial à saúde e alinhamento das gengivas;

 

não é preciso recobrir todos os dentes para atingir resultados deslumbrantes e marcantes;

 

o clareamento dental intenso, prévio ao tratamento, é tão importante quanto o tratamento com facetas em porcelana;

 

certifique-se da qualidade e experiência do laboratório protético utilizado;

 

tenha certeza de estar satisfeito com os resultados dos mock-ups (provisórios no formato próximo ao definitivo) antes de autorizar a confecção definitiva da faceta em porcelana;

 

esteja convicto com relação à cor das facetas utilizadas; o nível de insatisfação nos tratamentos com laminados próximo ao branco absoluto é maior comparado às cores mais naturais;

 

evite a hiper simetria no desenho dos dentes; ao invés disso, combine-os com linhas dos lábios superior e inferior e geometria facial.

 

 

Saiba mais sobre facetas em porcelana e lentes de contato dental com estes post:

Voltar para o blog