BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana mal confeccionada pode causar retração gengival.


As facetas de porcelana podem estar por trás da retração gengival e das gengivas inchadas e inflamadas. Veja como é o tratamento, a recuperação e a prevenção das gengivas retraídas que aparecem como resultado de facetas dentárias mal adaptadas.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em facetas de porcelana (próteses dentárias) e especialista em gengivas (periodontia), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de porcelana, a técnica perfeita para transformações de impacto.

 

Nenhum outro tratamento estético em odontologia é tão popular quanto a faceta de porcelana. Por trás da maioria das transformações de impacto do sorriso de artistas e famosos, é ela quem permite as correções mais marcantes na cor e forma dos dentes, proporcionando cores e alinhamentos de dentes até mesmo impossíveis de serem encontrados em dentes naturais.

 

Para que a faceta de porcelana entregue tudo o que promete, ela precisa revestir toda a superfície estética e visível dos dentes. Ao contrário da lente de contato dental e da faceta de resina, que não exigem desgastes nos dentes, ela requer reduções na estrutura dos dentes que, quando colocadas de forma inadequada junto às gengivas, podem dar início a problema e contratempos – e muitas noites mal dormidas.

 

 

A posição correta da faceta de porcelana junto às gengivas.

 

Posicionar corretamente as facetas de porcelana junto às gengivas é, provavelmente, a parte mais delicada do tratamento. Erros nesta etapa costumam trazer problemas como defeitos estéticos, áreas de retenção de placa bacteriana, infiltrações por cárie dentária, inflamações e retração nas gengivas. Não à toa, é a etapa que mais exige tempo de execução clínica.

 

Para resultados estéticos impecáveis, as bordas da faceta de porcelana precisam localizar-se levemente abaixo das gengivas. Esta é a região chamada de sulco gengival, que na maioria das pessoas possui 2 milímetros de profundidade. O recomendado é que as facetas dentárias avancem apenas os primeiros 0,2 milímetros deste espaço. 

 

Alguns dentistas, no intuito de evitar problemas em gengivas, optam por não posicionar as bordas das facetas dentárias abaixo das gengivas. Além de evitar complicações, este opção não reduz a qualidade dos resultados estéticos nos tratamentos com laminados cerâmicos – nome correto das técnicas com faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

 

Gengiva inflamada e sangramento gengival junto à faceta de porcelana.

 

Os sinais e sintomas mais comuns da inflamação gengival são o inchaço (edema), a vermelhidão e o sangramento gengival. Nem sempre, entretanto, eles estão todos presentes ao mesmo tempo. Em muitos casos, as gengivas mostram-se apenas avermelhadas.

 

No paciente cujas facetas de porcelana apresentam falhas no posicionamento e adaptação das suas bordas, o mais comum é ver as gengivas inchadas e avermelhadas. O sangramento gengival, por sua vez, aparece mais frequentemente apenas durante a escovação e uso do fio dental.

 

 

Como a faceta de porcelana pode causar a retração gengival.

 

São duas as formas como as facetas de porcelana podem causar a retração gengival. A mais comum é quando suas bordas são instaladas muito internamente ao sulco gengival, dando origem a inflamações adaptativas que buscam recuperar e reconstruir uma distância biologicamente compatível com saúde.

 

A outra forma é quando as bordas são excessivamente espessas ou estão mal adaptadas aos dentes. Como resultado, aparecem áreas de retenção de placa bacteriana, difíceis de serem removidas durante a higienização dos dentes – o que só favorece a instalação da periodontite, uma infeção gengival que está por trás da maioria das gengivas retraídas e perdas dentárias.

 

 

Como diferenciar a inflamação gengival causada por gengivite da inflamação causada por bordas defeituosas de facetas dentárias.

 

Pode ser até mesmo difícil ao periodontista, em uma única consulta, identificar a causa do inchaço e da inflamação das gengivas junto à faceta de porcelana. Muitas vezes, o acúmulo de placa bacteriana junto às bordas gengivais, que é a causa da gengivite e da periodontite, também está presente nos casos em que é mesmo o posicionamento inadequado do laminado cerâmico o motivo para as inflamações e retração gengival.

 

O diagnóstico preciso da causa das inflamações gengivais requer, na maioria das vezes, tratamento gengival seguido de alguma semanas para que a remissão dos sinais inflamatórios possam ser percebidos.

 

Adicional ao tratamento da gengiva, pode ser preciso anestesiar e medir as distâncias das bordas das facetas dentárias até a margem óssea. Esta, que é a maneira mais eficaz para identificar erros de posicionamento das facetas de porcelana, é indicada quando o tratamento gengival não resulta na eliminação do sangramento, vermelhidão e inchaço das gengivas.

 

Os exames tomográficos também são auxiliares importantes, mas não imprescindíveis. Tudo depende do caso, cujas variações de paciente para paciente exigem investigações profundas para evitar a manutenção da inflamação tecidual e riscos para a retração gengival e até mesmo exposição precoce das raízes dentárias.

 

 

Tratamento da retração gengival causada por faceta de porcelana.

 

A retração gengival, quando causada por faceta de porcelana, não evolui infinitamente até a perda do dente. A lógica para isto é que, quando as gengivas estão distantes das bordas defeituosas das facetas dentárias, elas encerram o processo inflamatório de adaptação – mas, obviamente, não dá pra ficar com as gengivas inflamadas e sangrando até que tudo se normalize sozinho.

 

O tratamento das gengivas inflamadas junto à facetas de porcelana quase sempre exige a remoção da faceta dentária. E quando o problema são as bordas excessivamente grossas, os procedimentos para redução via desgastes com brocas frequentemente resultam em superfícies ásperas e sem brilho.

 

Já quando a causa são as bordas instaladas muito internamente ao sulco gengival, a remoção da faceta de porcelana é mais do que necessária. Isto porque, em muitos casos, o processo inflamatório resultante da aproximação não biológica pode perdurar por muitos anos – mantendo as gengivas sempre avermelhadas e sangrantes. 

 

 

Cirurgia gengival pode ser utilizada em algumas situações.

 

A cirurgia gengival utilizada para reconstruir um formato mais compatível com as facetas de porcelana pode, em alguns casos, evitar a substituição destas. Neste tratamento, o recorte das gengivas e do osso pode reconstituir o espaço biológico necessário para manutenção da saúde das gengivas.

 

Apesar de eficiente, existem alguns problemas que podem aparecer após a cirurgia gengival. A primeira delas é o risco para o aparecimento, após a cicatrização tecidual, da exposição das raízes dos dentes – o que, além dos danos estéticos, podem causar sensibilidade e dor durante a ingestão de alimentos frios, doces e ácidos.

 

Outro problema decorrente da cirurgia gengival para tratar gengivas inchadas e inflamadas junto à faceta de porcelana também é estético. O motivo é mesmo o aumento final do comprimento dos dentes, que pode resultar na perda de harmonia e naturalidade do sorriso.

 

 

Lentes de contato dental não estão livres de problemas em gengivas.

 

As lentes de contato dental também podem ser a causa para gengivas inchadas e inflamadas. Erros no posicionamento de suas bordas também podem resultar no dificuldade para remoção da placa bacteriana, o que pode, mais à frente, dar origem à gengivite, periodontite e retração gengival.

 

A remoção das lentes de contato dental defeituosas é frequentemente parte do tratamento de prevenção da retração gengival. Mais simples que na técnica com faceta de porcelana, esta técnica com laminado cerâmico tem características de reversibilidade que fazem dela o procedimento ideal para transformações da cor e forma dos dentes.

 

 

Facetas de porcelana corretamente instaladas não causam problemas às gengivas.

 

Problemas em gengivas junto a facetas de porcelana são raros e são decorrentes de falhas na adaptação e posicionamento das bordas destes dispositivos. Quando corretamente instaladas, além de compatíveis com a saúde das gengivas, elas não retém placa bacteriana ou trazem riscos para infiltração por cárie dentária.

 

Existem diversos procedimentos que garantem o correto posicionamento das bordas das facetas dentárias junto às gengivas. Fáceis de serem utilizados, trazem segurança e tranquilidade às correções da cor e forma dos dentes com técnica com laminados cerâmicos como lentes de contato dental, facetas de porcelana ou mesmo resinas.

 

 

Cuidados e prevenção da retração gengival junto às facetas dentárias.

 

Prevenir o aparecimento de gengivas retraídas junto à faceta de porcelana ou lente de contato dental pode exigir cuidados adicionais. Além da escova de dente e fio dental, outros instrumentos de higiene oral, como a escova interdental ou a escova unitufo, podem auxiliar na remoção da placa bacteriana junto às bordas das facetas dentárias.

Voltar para o blog