BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta dentária: conheça os detalhes da técnica para transformar sorrisos.

faceta dentária post blog

A faceta dentária é a grande estrela dos tratamentos que produzem sorrisos harmônicos e marcantes em famosos e artistas. Conheças as técnicas com laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental, faceta de porcelana e faceta de resina e compare características como durabilidade, resistência, estética, indicações, problemas e passo-a-passo do tratamento.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Faceta dentária, a técnica para transformações marcantes do sorriso.

 

Dentes harmônicos e com cores deslumbrantes são muitas vezes o resultado de tratamentos odontológicos. Comum entre famosos e artistas, a construção de sorrisos marcantes exige uma lista extensa e cuidadosa de procedimentos que garantem segurança e resultados estéticos previsíveis.

 

A faceta dentária estética, uma lâmina estética que reveste apenas as partes visíveis dos dentes, é a técnica responsável pelas transformações mais marcantes do sorriso. Confeccionada diretamente sobre dentes ou colada na forma de delicados laminados cerâmicos, é preciso estar atento às diferenças de indicações e materiais, já que seleções equivocadas podem trazer resultados diferente do esperado e danos irreversíveis aos dentes.

 

faceta dentaria lente de contato dental indicações
Lente de contato dental é a técnica com faceta dentária mais lembrada por pacientes em consultas odontológicas.

 

 

Os tipos de facetas dentárias, um a um.

 

Faceta dentária não é tudo igual. Materiais, técnicas de confecção e de adaptação aos dentes são apenas algumas diferenças que exigem seleção personalizada que também precisa contar com a participação do paciente. E para facilitar um entendimento rápido do tratamento, uma divisão com características básicas dos laminados estéticos mais utilizados nestes procedimentos já dá uma boa ideia do arsenal técnico do dentista:

 

faceta dentária de resina

Realizada em apenas uma consulta, a técnica utiliza materiais semelhantes aos utilizados em restaurações dentárias estéticas. Os resultados estéticos são dependem da seleção correta do caso, qualidade da resina utilizada e habilidade do dentista; já a durabilidade é compatível com a rapidez e preço mais em conta do tratamento.

 

faceta dentária de porcelana

É a técnica ideal para corrigir problemas severos na cor e forma dos dentes. Diferente da faceta de resina, confeccionada em consulta única, o tratamento exige entre duas a quatro sessões (14 dias). Resultados estéticos marcantes e alta durabilidade são algumas das características desta técnica que reproduz à perfeição transparências, fluorescências e opalescências presentes em dentes naturais.

 

faceta dentária tipo lente de contato dental

Bastante lembrada por pacientes à procura por mudanças radicais do sorriso, tem indicação restrita a poucas situações. Nesta técnica, uma fina e delicada lâmina de porcelana (cerâmica) recobre a parte estética estética dos dentes sem desgastes adaptativos sejam realizados na superfície dentária. Com resultados estéticos e durabilidade semelhantes à faceta de porcelana, são ideais para fechamento de espaços entre dentes e pequenas correções de cor e forma.

 

fragmentos cerâmicos

Derivada da lente de contato dental, nesta técnica o dentista recobre apenas as partes do dente com falhas na forma. Idealizada para correções pontuais em poucos dentes, é bastante utilizada para complementar tratamentos com facetas de porcelana e lentes de contato dental.

 

faceta dentaria info
Os tipos de facetas dentárias: lente de contato dental, faceta de porcelana, faceta de resina e fragmento cerâmico.

 

 

Laminados cerâmicos, todo o poder das porcelanas dentárias.

 

A porcelana utilizada em odontologia estética é uma cerâmica desenvolvida especialmente para reproduzir as propriedades ópticas e de resistência semelhantes a dentes naturais. É com este material que lentes de contato dental, facetas de porcelana e fragmentos cerâmicos – todos eles parte do que se chama de laminados cerâmicos – são confeccionados, garantindo cor, transparências e fluorescências vivas e marcantes.

 

Existem variações nas porcelanas disponíveis para confecção de facetas dentárias que influenciam nos resultados estéticos, resistência e durabilidade do laminado cerâmico. Além disso, as variações de qualidade, para um mesmo material, entre fabricantes diferentes, também acabam por modificar o que se vê ao final do tratamento. É por isso que é tão importante selecionar não apenas a técnica, mas também o tipo e qualidade da cerâmica odontológica, nos tratamentos estéticos em odontologia.

 

 

As principais variações de cerâmicas (porcelanas) são a porcelana feldspática (resultados estéticos elevados e média resistência), a porcelana felsdpática reforçada por leucita (alta resistência com estética razoável) e ainda o dissilicato de lítio (elevada resistência e excelente estética). Ainda compõem a gama de materiais disponíveis para tratamento com laminados cerâmicos o silicato de lítio e até mesmo a zircônia pura (regiões posteriores não estéticas).

 

faceta dentária indicações
Problemas severos na cor e forma dos dentes são indicações comuns para tratamentos com laminados cerâmicos.

 

 

Faceta de resina alia estética a preço mais em conta.

 

A resina composta é um material essencial à odontologia estética restauradora. É graças a ela que restaurações dentárias recuperam a cor e forma de dentes cariados, fraturados ou com defeitos anatômicos diversos. Foi a partir das experiências com restaurações dentárias que a laminação de dentes, na forma de facetas de resina, vêm popularizando-se como alternativa cada vez mais eficaz.

 

A resina utilizada em facetas dentárias laminadas exige propriedades estéticas e de resistência mais elevadas comparadas às utilizadas em restaurações dentárias. A que mais se aproxima aos resultados de procedimentos com facetas de porcelana contém partículas de cerâmica misturadas à sua matriz polimérica, característica que lhe confere maior durabilidade e resistência – e melhor reprodução de cores, transparência e fluorescências encontradas em dentes naturais.

 

Se por um lado as vantagens da faceta de resina ficam por conta do preço mais em conta, do estética satisfatória e da rapidez no tratamento, por outro a técnica exige manutenção frequente. Isso porque, com o tempo, pequenas fraturas e perda do brilho podem exigir consultas até mesmo semestrais ao dentista para recupera as características originais deste tipo de laminado dentário.

 

faceta dentária em resina
A confecção de facetas em resina: tratamento é realizado em consulta única.

 

 

Faceta de porcelana, a técnica para transformações intensas.

 

Alinhar dentes mal posicionados e clarear dentes escurecidos pós tratamento de canal – eis algumas das indicações da faceta de porcelana. Indicada para transformações intensas na cor e forma dos dentes, é a técnica com faceta dentária mais utilizada e recomenda para indivíduos exigentes com os resultados estéticos e harmônicos do sorriso.

 

As facetas de porcelana utilizadas para transformações de impacto podem ser utilizadas para tratamentos em dentes superiores e inferiores. O protocolo padrão para estes procedimentos é o que reveste os seis dentes anteriores superiores (de canino a canino). Entretanto, protocolos com apenas quatro dentes já podem ser necessários para modificações marcantes, enquanto para indivíduos com problemas severos de cor e forma e sorriso amplo, podem ser necessários até mesmo o revestimento de dez dentes (pré-molares).

 

Uma característica essencial – e emblemática – da faceta dentária em porcelana é que ela necessita de desgastes na superfície visível dos dentes. Este procedimento, que exige um protocolo de segurança para evitar danos que podem ser até mesmo irreversíveis, garantem uma espessura mínima de porcelana à lâmina estética de recobrimento.

 

Os resultados estéticos dos tratamentos com facetas de porcelana são inconfundíveis pelas transformações intensas e marcantes em indivíduos cujos problemas de cor e forma dos dentes são, com frequência, associados á perda de autoestima.

 

faceta dentária em porcelana desgastes dentes
A remoção da parte mais superficial dos dentes é necessário à técnica com faceta de porcelana para eliminar problemas de cor e forma.

 

 

Lente de contato dental traz segurança e simplicidade, mas tem indicações restritas.

 

A lente de contato dental é a técnica mais lembrada para transformar sorrisos. Popularizada há quase dez anos por veículos de comunicação em massa, o tratamento difundiu-se como o procedimento realizado por famosos para corrigir falhas estéticas severas. Porém, ao contrário do que se imagina, suas indicações são restritas – para não dizer raras.

 

Espaços entre dentes (diastemas) e pequenas correções na cor e forma são as indicações mais frequentes destes delicados laminados cerâmicos. Os resultados, de fato, podem ser tão marcantes comparados às facetas de porcelana, mas a utilização das lente de contato dental em situações que exigem laminados espessos e resistentes pode resultar na perda da harmonia do sorriso – não à toa, é a técnica mais associada a pacientes frustrados com os resultados estéticos.

 

A principal vantagem da lente de contato dental é a ausência de desgastes dentários. Diferente da faceta dentária em porcelana, que exige a remoção da camada externa problemática ou que impede a harmonização estética do sorriso, ela é aplicada diretamente sobre dentes. Daí, portanto, a natureza fina e delicada deste laminado dentário.

 

lente de contato dental
Lente de contato dental: resultados marcantes dependem de indicação precisa.

 

 

Durabilidade da faceta dentária depende do material utilizado.

 

Terminado o tratamento, durabilidade é tudo o que você mais vai querer saber sobre as suas facetas dentárias. E para não ter que adotar medidas exageradas para manter a cor e brilho dos laminados, uma boa notícia já pode ser suficiente: elas são bastante duráveis, inclusive a técnica com faceta de resina.

 

Os laminados cerâmicos são os mais duráveis dispositivos tipo faceta dentária – e é o que mostram diversas pesquisas científicas sobre o assunto. Uma revisão sistemática sobre o assunto mostra que, para a técnica com faceta em porcelana, passados 10 anos do tratamento, quase 92% das lâminas mostravam-se em ótimas condições tanto estéticas quanto de adaptação. Em termos práticos, resultados pra lá de excelentes.

 

Já a durabilidade da facetas em resina tem que ser observada por outro prisma, já que, apesar de inferior à técnica com laminado cerâmico, tem boa relação custo-benefício dada a praticidade, resultados estéticos satisfatórios e preço mais em conta. E é exatamente isso o que diversos estudos sobre o assunto afirmam: 88% destes laminados imediatos mostram-se satisfatórios passados 4 anos do tratamento.

 

laminado cerâmico faceta de porcelana
Problemas severos de escurecimento dentário requer camadas espessas de porcelana na técnica com faceta de porcelana.

 

 

Qual é o melhor tipo de faceta dentária?

 

Depois de tantas informações, é fácil concluir que o melhor tipo de faceta dentária é aquele que recupera ou corrige falhas na cor e forma dos dentes da forma mais simples e segura. É por isso que, em certas ocasiões, é a faceta de resina – apesar de algumas desvantagens do material – o tratamento ideal para alguns indivíduos. Já em outros casos o procedimento mais indicado é a faceta de porcelana, uma técnica mais cara e que ainda exige desgastes dentários superficiais.

 

Tratamentos estéticos de transformação do sorriso em que mais de uma técnica com faceta dentária pode ser utilizada também são comuns. Nestes casos, a seleção levará em conta o fator durabilidade versus preço do tratamento.

 

Não existe um tipo de faceta dentária que seja superior ao outro. O que se vê, na prática, é que existem materiais e técnicas diferentes para atender necessidades específicas, o que nos faz entender que a seleção correta do material e tipo de laminado é o ponto mais importante nos tratamentos estéticos em odontologia.

 

faceta dentária tipo lente de contato dental diastema
Fechamento de espaços entre dentes (diastemas) é uma das indicações para a faceta dentária tipo lente de contato dental.

 

 

Problemas e desvantagens.

 

Problemas no tratamento com facetas dentárias podem ser mais comuns do que se imagina. Entre as principais causas, estão as indicações equivocadas de técnicas e a baixa qualidade dos laminados, seja pelo material ou laboratório protético utilizado. Já as queixas e contratempos ficam por conta da sensibilidade dentinária residual e, principalmente, por resultados estéticos desastrosos.

 

A adoção de protocolos de segurança é indispensável para reduzir riscos. A seleção do menor número de dentes a serem revestidos, escolha por laminados mais conservadores como lentes de contato dental e fragmentos e utilização de guias de desgastes para técnicas com facetas de resina ou porcelana são apenas alguns procedimentos que garantem resultados efetivos sem contratempos pós tratamento.

 

faceta de resina problemas
A técnica com faceta de resina requer indicações materiais específicos para evitar fraturas e infiltrações frequentes.

 

 

Passo-a-passo e tempo de tratamento.

 

O tempo de tratamento com facetas dentárias depende do tipo de laminado utilizado. Enquanto facetas de resina podem ser aplicadas em consulta única, procedimentos com porcelanas podem exigir até 21 dias entre a consulta inicial e a cimentação definitiva do trabalho.

 

Já o passo-a-passo do tratamento pode variar mesmo entre uma mesma técnica. Tudo depende do número de dentes envolvidos, desafios para modificação na cor e forma dos dentes e necessidade de procedimentos auxiliares como mockups.

 

Conheça o passo-a-passo no tratamento com faceta dentária de porcelana e tire uma ideia sobre como os procedimentos utilizados pelo dentistas influenciam nos resultados finais do tratamento:

 

1a. consulta: exame clínico, tomadas fotográficas e moldagens para simulações; solicitação de exames radiográficos;

 

2a. consulta: tratamento gengival, clareamento dental e análise das simulações fotográficas, sobre modelos e sobre dentes (mockups);

 

3a. consulta: preparo das superfícies dentárias (desgastes adaptativos), moldagens e instalações de provisórios;

 

4a. consulta: cimentação definitiva das facetas dentárias em porcelana após aprovação estética do paciente.

 

faceta dentaria simulação
A simulação fotográfica é parte do passo-a-passo do tratamento com faceta dentária.

 

 

Laminados cerâmicos fresados por computador já são realidade.

 

A confecção de próteses dentárias em porcelana pura fresadas por computador após moldagens digitais por escaneamento é cada vez mais comum entre dentistas. Com precisão e resultados estéticos satisfatórios, a técnica utiliza um bloco cerâmico esculpido e pintado na mesma cor dos dentes submetidos ao procedimento.

 

O avanço na tecnologia para procedimentos com blocos cerâmicos fresados já permite a confecção de laminados cerâmicos cujos resultados estéticos são bastante semelhantes às técnicas convencionais por estratificação, aplicadas manualmente pelo técnico laboratorial. As vantagens ficam por conta do tempo reduzido do tratamento e preços, que costumam ser mais em conta comparados às formas tradicionais.

 

faceta dentária laminada por computador
O uso de fresagens computadorizadas, comum no tratamento com prótese dentária fixa em porcelana pura, pode ser utilizado na laminação de facetas dentárias.

 

 

Preço de faceta de porcelana versus faceta de resina. E agora?

 

Pacientes sensíveis ao preço do tratamento com faceta dentária são suscetíveis a erros e frustrações frente aos resultados finais do tratamento. Procedimentos como planejamento fotográfico e sobre modelos podem onerar protocolos de transformação estética em que mais de 4 dentes anteriores são necessários às correções dentárias. E, nestes casos, a eliminação destas etapas no passo-a-passo da terapia com laminados podem trazer contratempos durante a após a cimentação definitiva do trabalho.

 

De fato, o preço da faceta de resina pode ser até 4 vezes inferior comparada aos laminados cerâmicos e pode induzir pacientes a utilizá-las em casos pouco favoráveis. Dentes escurecidos após tratamento endodôntico ou severamente desgastados pelo bruxismo são exemplos de situações pouco indicadas para a técnica com resina.

 

Por outro lado, o preço da faceta de porcelana, mais elevado, é resultado de materiais mais estéticos e resistentes e que envolvem um número maior de profissionais envolvidos na elaboração. Nos casos em que esta é a técnica indicada e o paciente não dispõe de recursos financeiros, o melhor mesmo é esperar um pouco mais e aproveitar para organizar-se financeiramente.

 

 

Combine lentes e facetas de porcelana ou resina para resultados mais precisos.

 

Os tratamentos de transformação de impacto do sorriso com facetas dentárias vêm evoluem ano a ano. Antes reduzidos às técnicas com desgastes dentários e aplicação com camadas de resinas, hoje trazem variações de materiais cerâmicos e possibilidade para correções parciais (fragmentos cerâmicos).

 

A utilização concomitante de lentes de contato dental, facetas de porcelana e resina e fragmentos cerâmicos traz mais segurança e resolutividade na busca por mais harmonia ao sorriso. O mais importante no tratamento com facetas dentárias é procurar soluções simples e eficazes que envolvam o menor número de dentes. Depois, é só curtir os resultados que trazem mais beleza a sua vida.

 

Saiba mais sobre faceta dentária:

Voltar para o blog