BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lâminas dentárias, um guia completo de informações do tratamento.

laminas-dentarias-post

Elas se tornaram populares entre os que desejam sorrisos marcantes e sofisticados, mas será que as lâminas dentárias em porcelana podem corrigir todas os problemas de harmonia do sorriso ? Nesse post, as informações sobre os tratamentos dentários com lâminas dentárias abordam desde as variações técnicas como as lentes de contato dental e facetas em porcelana, problemas, indicações, durabilidade, influencia do preço na seleção da técnica e prós e contras, do passo-a-passo até detalhes que importam que você precisa saber antes de iniciar um tratamento mais definitivo para modificações de impacto dos dentes e do sorriso.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Quais são os materiais utilizados nas lâminas dentárias ?

 

Essencialmente, cerâmicas odontológicas. Desenvolvidas especificamente para o uso em lâminas dentárias, tem composições químicas bastante específicas para as necessidades estéticas e de resistências necessárias aos tratamentos odontológicos. As cerâmicas para uso odontológico também são conhecidas como porcelanas, e são basicamente 3 as estruturas cerâmicas mais utilizadas: cerâmicas feldspáticas, cerâmicas de dissilicato de lítio e ainda as cerâmicas à base de fluorapatita. A seleção da melhor estrutura cerâmica para os tratamentos com lâminas dentárias depende de diversos fatores de localização, necessidade estética e existência de desgastes. Enquanto algumas são mais resistentes, outras têm melhores propriedades estéticas.

 

 

Existem diferenças entre lâminas dentárias, facetas em porcelana e lentes de contato dental ?

 

Sim. Lâmina dentária é o nome genérico para qualquer variação em espessura ou composição química dos laminados em porcelana para uso odontológico. Assim, faceta em porcelana e lente de contato dental são definições – não científicas – para facilitar a comunicação entre dentistas, pacientes e o técnico em prótese dentária, indicando qual é a espessura do porcelana utilizada. Abaixo, um pouco mais sobre essas variações técnicas das lâminas dentárias.

 

✓ lente de contato dental

É a variação mais fina e delicada das lâminas dentárias em porcelana. São indicadas para os tratamentos que não exigem desgastes dentários sobre a superfície dos dentes.

 

✓ faceta laminada em porcelana

Introduzidas antes das lentes de contato dental, a faceta laminada em porcelana é uma variação mais espessa das lâminas dentárias. Necessitam de desgastes dentários sobre a superfície dos dentes para serem adaptadas. Seu alto poder de resolução para diversos tipos de problemas justificam esses desgastes.

 

✓ fragmentação cerâmica

Derivadas das lentes de contato dental, são versões parciais de uma lente inteira. Nessa técnica, apenas a parte do dente que não está harmônico é revestido. É uma técnica com exige maior precisão de indicação e confecção. Atualmente, o uso combinados das três técnicas representam os tratamentos mais sofisticados e conservadores com lâminas dentárias para transformações marcantes dos dentes e sorriso.

 

laminas-dentarias-lente-de-contato-dental
Lâminas dentárias : delicadeza de uma lente de contato dental em porcelana.

 

 

Quais as indicações para os lâminas dentárias em porcelana ?

 

✓ correções de cor

Vários tipos de manchas, pigmentos e amarelamentos das superfícies dos dentes podem ser corrigidas. Além da alteração de dentes amarelados para tons mais claros e brancos, problemas como manchamentos por antibióticos e defeitos como a fluorose e displasia do esmalte são outros tipos de alterações de cor nos dentes que podem ser resolvidos com as lâminas dentárias.

 

✓ correções de forma

Desgastes dentários que decorrem do tempo ou o bruxismo são exemplos de situações que retiram toda a harmonia do sorriso. Além disso, correções de detalhes também estão indicados para os tratamentos com lentes de contato dental.

 

✓ correções de harmonia

Para tratamentos que exigem transformações mais marcantes da forma e cor do sorriso.

 

✓ correção de dentes tortos e girados

Correções suaves em dentes tortos e girados são tratamentos rápidos e resolutivos com facetas laminadas em porcelana.

 

✓ fechamento de espaços

Diastemas são problemas comuns e muito bem indicados para as correções com lâminas dentárias.

 

laminas-dentarias-dentes-tortos
Lâminas dentárias e o tratamento de dentel mal posicionados : tratamentos com facetas em porcelana são resolutivos para correções conjuntas de forma e cor.

 

 

Quais os procedimentos e o passo-a-passo do tratamento ?

 

Os tratamentos com lâminas dentárias em porcelana podem variar em número de consultas e etapas. Procedimentos com muitos dentes envolvidos, por exemplo, podem necessitar de mais etapas comparado a casos envolvendo poucos dentes. Ainda assim, é possível estabelecer um protocolo padrão de procedimento e consultas – utilizado principalmente em transformações de impacto com 6 a 8 facetas ou lentes em dentes anteriores. Passo a passo para você entender um pouco das necessidades para o tratamento:

 

exame clínico e radiográfico, moldagens e tomadas fotográficas

aprovação do planejamento e simulações

tratamento gengival e clareamento dental profissional

consulta para moldagens precisas e instalação de mockups

instalação final das lâminas dentárias

 

 

Qual a durabilidade das lâminas dentárias ?

 

As pesquisas científicas mais recentes sobre a durabilidade das lâminas dentárias são muito animadoras. Os dados dessas pesquisas costumam ser semelhantes e mostram que, passados dez anos da instalação das lâminas, aproximadamente 95% continuam em boas condições de uso – sem fraturas, cáries ou perda de qualidad estética significativa. Ou, vista de outra forma, apenas 5% das lâminas isntaladas necessitavam de reconfecção. Para termos uma ideia um pouco melhor, esses resultados são melhores do que os conseguidos com as próteses dentárias em porcelana, em que, passados os mesmos 10 anos, 8% das peças necessitam de remoção – para dentes anteriores.

 

 

Quantos dentes estão envolvidos nos tratamentos de transformação do sorriso com as lâminas dentárias ?

 

Os tratamentos odontológicos para modificações estéticas de impacto são conhecidos promovem transformações marcantes no sorriso. Esses efeitos de rearmonização são tão intensos que promovem mudanças profundas da percepção estética de toda a face do paciente. Os estudos e pesquisas sobre o grau de influência dos dentes na percepção e ideia estética do sorriso são antigas. Acredita-se que, para a maioria das pessoas, os 6 dentes anteriores da arcada superior correspondem a 88% dos dentes visíveis durante a fala ou sorriso. É por isso que os tratamentos de impacto com lâminas dentárias envolvem esses mesmos 6 dentes anteriores. Alguns pacientes, devido ao sorriso mais amplo e tamanho dos dentes, podem necessitar do envolvimento dos 8 anos dentes anteriores que não fique evidenciada a transição entre dentes os dentes laminados e os dentes naturais.

 

laminas-dentarias-transparencia
Lâminas dentárias : conferência da quaçidade de transparência de várias lentes de contato dental envolvidas em um único tratamento.

 

 

Quanto tempo dura o tratamento ?

 

Se o paciente está com boas condições gengivais, o tratamento todo pode ser realizado em até duas consultas clínicas. Nesses tratamentos mais compactos cada consulta pode durar até 6 horas, o que pode ser ideal para pacientes que residem em outras cidades. O intervalo médio entre as duas consultas é de 10 a 12 dias – para tratamentos com envolvimento de 6 a 8 dentes. Tratamentos que envolvem um número menor de dentes costumam ser mais rápidos.

 

 

Qual a importância da simulação sobre modelos ou tipo antes e depois nos resultados dos tratamentos com lâminas dentárias ?

 

As simulações para o tratamento com lâminas dentárias em porcelana são imprescindíveis. Além do paciente observar diretamente sobre as simulações fotográficas nas simulações tipo antes e depois ou diretamente sobre modelos em gesso( mockups ), inúmeros detalhes da forma e posicionamento dos dentes são revelados nessas simulações, muito próximo ao auxílio que as maquetes digitais e físicas fornecem aos arquitetos. As simulações sempre surpreendem na capacidade de orientar tanto dentista quanto paciente na busca pelo melhor resultado para o seu tratamento.

 

 

Posso levar a foto que achei na revista para que meus dentes fiquem iguais ?

 

Sim e não. As fotos trazidas pelos pacientes coletadas em revistas podem servir como referencial para detalhes como cantos retos ou arredondados dos dentes. Entretanto, o paciente precisa saber que o melhor design para o seu sorriso é aquele que combina com o seu próprio rosto. Para cada um de nós, existe um único e original sorriso que entrega o máximo de harmonia e leveza para nosso rosto. A tentativa de cópia exata de um sorriso de modelo pode resultar em sorrisos harmônicos entre os dentes mas desarmônicos – estranhos – ao rosto. Além disso, é preciso que exista exata coincidência nas relações das dimensões de altura e largura dos dentes, arcadas e lábios – algo pouco provável de acontecer. As simulações tipo antes e depois para lâminas dentárias são excelentes para solucionar dúvidas desse tipo.

 

 

Posso escolher o branco como a cor das lâminas dentárias em porcelana ?

 

Pode, mas converse com o seu dentista sobre a melhor cor para os seus dentes. Realmente existem cores disponíveis para os tratamentos com lâminas dentárias que são mais claras do que as cores naturais dos nossos dentes. O problema em escolher laminas dentárias que tendem ao branco absoluto é que essas cores escondem muitos dos detalhes existentes nos dentes naturais. Outro ponto importante é que os tratamentos com lâminas dentárias como facetas e lentes de contato dental com cores próximas ao branco natural exigem um envolvimento maior no número de dentes no tratamento – para alguns pacientes, até mesmo os dentes inferiores precisam ser revestidos com algum técnica com lâmina dentária em porcelana.

 

laminas-dentarias-branco-absoluto
Lâminas dentárias e dentes brancos : destaque na imagem para as três cores que tendem ao branco absoluto para laminados dentários.

 

 

Existem outros problemas que podem aparecer durante e após o tratamento ?

 

As facetas dentárias em porcelana são as variações das lâminas em porcelana mais associadas a problema. Os tratamentos com lâminas dentárias são seguros e resolutivos, desde que todos os procedimentos de exame, simulações, planejamento e execução estejam dentro de um padrão compatível com as possibilidades técnicas de correção de defeitos e desarmonias dos dentes naturais. Os riscos mais severos como a perda do dente são inexistentes e não relatados na literatura científica. Ainda assim, o paciente precisa saber que, como todo procedimento de saúde, problemas podem acontecer. Os problemas mais comuns com as lâminas dentárias em porcelana:

 

✓ sensibilidade pós-cimentação

A sensibilidade ao frio ou mastigação pode acontecer em três situações : desgastes muito profundos, não tratamento da superfície desgastada com sensibilizantes e recobrimento extenso das raízes dentárias para pacientes com recessão ( relato do autor deste post ). Para a maioria dos pacientes, entretanto, a sensibilidade alivia com o passar das semanas.

 

✓ descolamentos ou fraturas das laminas

Descolamentos ou fraturas são problemas raros, mas não impossíveis de ocorrer. Deficiência na cimentação, escolha da porcelana errada ou confecção laboratorial incorreta são os principais motivos para esses problemas.

 

✓ necessidade de tratamento de canal

A necessidade de tratamento pode ser indicada pelo dentista antes do início dos problemas para correções acentuadas de forma em dentes tortos ou girados. O tratamento de canal não é, em si, um problema, mas um contra-tempo para esses tratamentos. Os casos de sensibilidade que não podem ser solucionados são passíveis de tratamentos de canal como solução definitiva para as dores associadas.

 

 

Tendências em técnicas, materiais e preços nos tratamentos com lâminas dentárias para transformação do sorriso.

 

Durante muito tempo, os problemas nos tratamentos com lâminas dentárias em porcelana decorriam das deficiências estruturas das cerâmicas utilizadas. Com o passar do tempo, essas porcelanas tornaram-se mais resistentes e mais estéticas, e o preço do tratamento tornou-se mais acessível. Desde então – e desde  o aperfeiçoamento da técnica com lente de contato dental – o principal objetivo para dentistas e fabricantes é diminuir ou eliminar os desgastes superficiais necessários para correções mais difíceis. E por que eliminar os desgastes se o revestimento com porcelanas são seguros ? Para que os tratamentos com lâminas dentárias sobre os dentes possam ser classificados como tratamentos reversíveis, o ideal para qualquer tipo de tratamento de saúde, possibilitando a variação das lâminas com o passar dos anos, para pacientes muito exigentes com cores ou modismos – sim, eles existem até para os dentes !

 

Os tratamentos com lâminas dentárias para a estética do sorriso mais seguros e sofisticados são aqueles que fazem o uso misto de técnicas para uma mesma pessoa. Nesse conceito, o uso concomitante de facetas em porcelanas, lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos são utilizados em um mesmo tratamento para correção ou construção de nova harmonia para o sorriso, eliminando ou diminuindo substancialmente os desgastes superficiais, ao invés das técnicas mais antigas que utilizam uma única técnica para resolver problemas diferentes. São tratamentos tecnicamente mais desafiadores, mas os seus dentes vão agradecer por eles.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE LÂMINAS, FACETAS E LENTES EM PORCELANA :

Voltar para o blog