BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária provisória: conheça os tipos e cuidados durante o uso.

prótese dentária provisória

A prótese dentária provisória é necessária a diversos procedimentos em odontologia – mas utilizá-la pode ser complicado para muitos pacientes. Conheça os tipos e materiais mais recomendados para dentes provisórios e evite contratempos com problemas estéticos e mastigatórios e riscos para solturas.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

A prótese dentária provisória e os tipos e materiais mais recomendados.

 

Tratamentos com próteses dentárias podem exigir o uso de dentes provisórios. É  o caso, por exemplo, dos procedimentos com coroas fixas em porcelana ou casos mais complexos com implantes dentários. Dependendo do tamanho e do local aonde são utilizados, contratempos na adaptação e na mastigação podem complicar a vida do paciente – e isso sem falar na perda de harmonia temporária do sorriso.

 

Os materiais mais recomendados para confecção de prótese dentárias provisórias são as resinas acrílicas. Com bons resultados estéticos, podem ser utilizados tanto para dentes provisórios fixos como para as próteses removíveis provisórias (pontes móveis). O emprego de resinas de alta capacidade estética já é comum e podem surpreender pelos resultados estéticos. Já com relação à opção entre prótese provisória fica ou acrílica, depende de fatores mais complexos que precisam ser analisados caso a caso.

 

prótese dentária provisória tipo pôntico
Prótese dentária provisória em acrílico, tipo pôntico: boa estética e boa adaptação para áreas com dentes ausentes.

 

 

Prótese provisória removível requer paciência na adaptação.

 

Procedimentos odontológicos com implantes dentários indicados para reabilitar múltiplos dentes ausentes podem necessitar de próteses dentárias provisórias tipo ponte móvel para o período de espera até que os implantes estejam prontos para tratamentos com prótese dentária fixa em porcelana ou prótese dentária protocolo. Apesar da praticidade, o dispositivo removível pode trazer alguns desafios de adaptação.

 

Ao contrário das pontes móveis com estrutura em metal, na versão provisória o dispositivo é mais espesso e mais extenso do que o normal – tudo para compensar a menor resistência da resina acrílica. A retenção da prótese removível provisória, inferior à versão em metal, também deixa muito a desejar. Nestes casos, força de vontade e paciência são essenciais para enfrentar as primeiras semanas de adaptação ao dispositivo temporário.

 

 

prótese removível provisória
Prótese dentária removível provisória: apesar da praticidade para higienizá-la, o tempo maior de adaptação ao dispositivo requer dedicação e paciência.

 

 

Prótese provisória fixa tem múltiplas utilidades.

 

A coroa provisória, do tipo fixo, é o dispositivo protético temporário mais utilizado. As principais indicações para uso desta técnica, além da reabilitação estética, são o remodelamento e manutenção da saúde das gengivas durante o período com tratamentos com próteses dentárias fixa em porcelana sobre dentes naturais ou implantes dentários ósseointegrados.

 

Uma outra utilidade dos dentes provisórios pouco lembrada pelos dentistas é a simulação estética e funcional para tratamentos em dentes anteriores com lentes de contato dental, facetas laminadas ou próteses dentárias – um procedimento essencial para não deixar nenhum detalhe de fora.

 

 

Remodelando gengivas.

 

A manutenção da saúde das gengivas durante o período com provisórias é essencial no sucesso do tratamento com prótese dentaria fixa em porcelana. Entretanto, esta não é a função dos dispositivos protéticos provisórios – além do reabilitação estética temporária. Por serem confeccionados com resinas, os provisórios dentários podem ser modificados, permitindo remodelar as gengivas pelo acréscimo ou remoção do material do dispositivo.

 

A possibilidade para remodelar gengivas com provisórios dentários em resina pode ser fundamental para harmonizar esteticamente os procedimentos com coroas, jaquetas em porcelana e facetas laminadas. Em algumas situações, a remodelação permite até mesmo dispensar a cirurgia plástica gengival para alinhamento e nivelamento gengival. E não dá para esquecer a importância ainda maior do dispositivo nos procedimentos com próteses dentárias sobre implantes – sempre essenciais e indispensáveis.

 

dentista confecciona dente provisório acrílico
A remodelação de gengivas para formatos mais estéticos e funcionais é uma função importante dos dispositivos provisórios.

 

 

Simulando  resultados tipo antes-e-depois.

 

A simulação de resultados estéticos em procedimentos com facetas laminadas, lentes de contato dental e próteses dentárias fixas é indispensável. É através dele que diversos detalhes que implicam no sucesso do tratamento são identificados e corrigidos, enquanto o paciente decide-se pela melhor proposta de design. É por isso que, para muitas dentistas, o período com prótese dentária provisória é a parte mais importante nos tratamentos de transformação de impacto do sorriso.

 

 

Durabilidade e resistência à mastigação exige cuidados especiais.

 

Quanto tempo dura a prótese dentária provisória? Umas das perguntas mais frequentes a dentistas requer cuidado na resposta. Isso porque, dependo do tratamento em andamento, o período de permanência de dispositivos temporários sobre dentes pode passar de alguns meses. Neste sentido, a durabilidade da prótese dentária provisória preocupa mais com relação à manutenção da saúde das gengivas.

 

Provisórios dentários soltos durante a mastigação não são incomuns. O problema, que decorre principalmente do uso de cimentos mais frágeis comparados aos utilizados para fixações definitivas, pode ser um contratempo dependendo do local e técnica utilizada. Já com relação à perda do brilho, amarelamento e manchamento do material não tem jeito meses: a perda de qualidade estética pode ser visível já a partir da primeira semana de uso do dispositivo em resina.

 

dente provisório fixação colar
Os materiais para colagens (fixação) de dentes provisórios são mais frágeis comparados aos definitivos.

 

 

Inflamação em gengivas e outros problemas.

 

Próteses dentárias provisórias podem exigir instrumentos especiais para higienizá-las. Isso porque, devido à técnica e material utilizados na confecção do dispositivos, a adaptação requer cuidados para evirar problemas com infiltração por cárie dentária. Mas o que mais preocupa a dentistas nesta fase do tratamento é a remoção inadequada da placa bacteriana junto ao dente provisório, mais difícil do que o comum porque os dentes provisórios podem apresentar-se mais espessos e induzir a inflamações gengivais associadas a próteses dentárias.

 

dente provisório removível
inflamação gengival associada a provisórios: tipos fixos ou móveis (imagem) podem ser causas para infecções em gengivas.

 

 

Dentes provisórios com estética elevada.

 

Procedimentos protéticos em dentes anteriores costumam gerar ansiedade. Além do receio para provisórios soltos, também existe o medo para constrangimentos sociais e de trabalho causados por deficiências estéticas dos dispositivos utilizados. Nestes casos, recomenda-se o uso de resinas acrílicas semelhantes às utilizadas em restaurações dentárias – os resultados destes materiais podem ser até mesmo próximos à prótese dentária definitiva em porcelana.

 

 

Facetas em porcelana.

 

Tratamentos estéticos de impacto com laminados são cada vez mais comuns. Quando a técnica exige desgastes dentários para adaptação dos laminados, pode ser necessário o uso de laminados provisórios para proteger os dentes e simular os resultados finais do tratamento. É o caso dos procedimentos com facetas em porcelana que, ao contrário da técnica com lente de contato dental, exige alterações na superfície dos dentes que exigem recobrimento estético temporário.

 

 

Prótese provisória sobre implantes dentários.

 

O uso de prótese dentária provisória nos tratamentos com implantes dentários é bem mais do que indispensável. É graças às possibilidades para modificações imediatas deste dispositivo que o dentista vai, consulta a consulta, delineando a forma mais estética e funcional das gengivas em contato com a prótese dentária definitiva. O objetivo desta etapa é induzir o tecido gengival a assumir a forma mais próxima às gengivas que circundam dentes naturais.

 

prótese provisória implante dentário
Prótese provisória sobre implante dentário: facilidae e praticidade para conformar gengivas na forma ideal.

 

 

Prótese removível flexível provisória.

 

Uma alternativa que traz mais conforto mastigatório e harmonia estética ao sorriso é a prótese dentária removível flexível. Utilizada, em alguns casos, como tratamento definitivo para portadores de ponte móvel incomodados com os grampos metálicos destes dispositivos, a prótese flexível pode ser utilizada com fins temporários nos procedimentos com múltiplos implantes dentários ou até mesmo mais simples, com prótese dentária fixa em porcelana.

 

prótese dentária provisória flexível
Prótese dentária provisória flexível é opção com bons resultados estéticos para pacientes substituindo ponte moóvel por prótese fixa em porcelana sobre implantes dentários.

 

 

O que fazer quando o dente provisório caiu.

 

Dentes provisórios podem, dependendo da força exercida sobre eles, soltarem-se. E para evitar contratempos estéticos e mastigatórios com o provisório que caiu ou soltou, algumas medidas simples podem ajudar a enfrentar o problema. A primeira delas é evitar a fixação dos dispositivos temporários com colas ou produtos domésticos de fixação. Em algumas situações, a prótese dentária provisória pode ser reposicionada com boa apreensão ao dente em procedimento – se este for o seu caso, mantenha-a na posição original; caso contrário, dirija-se ao dentista mais próximo.

 

Já quando a prótese dentária provisória que caiu não pode ser reposicionada ao seu local original ou se o seu reposicionamento traz riscos para novas solturas e até mesmo para a sua deglutição, o melhor mesmo é procurar o seu dentista ou um plantão odontológico mais próximo para que a fixação do dispositivo dê-se de forma mais segura.

 

Saiba mais sobre prótese dentária fixa:

Voltar para o blog