BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Limpeza dental: remover manchas conta com técnicas mais eficientes.

limpeza dental remover remoção de manchas nos dentes

A limpeza dental é a consulta ideal para remover manchas sobre os dentes e recuperar a estética do seu sorriso. Conheça os novos tratamentos para a remoção de manchas dentárias que também fazem parte da consulta de revisão.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especializado em prótese dentária e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre. 

 

 

Limpeza dental, muito mais do que a profilaxia dos dentes e gengivas.

 

A consulta para limpeza dos dentes é, para muita gente, sinônimo de remoção de tártaro e manchas e exames básicos para detecção de cárie dentária. Até certo ponto, estes procedimentos simples podem mesmo ser os únicos a serem realizados – mas engana-se quem pensa que as coisas param por aí. Ao contrário do que se imagina, exames minuciosos de saúde gengival e oral e procedimentos estéticos sofisticados também fazem parte desta consulta tão importante e tão negligenciada.

 

Além dos exames para prevenção de doenças periodontais, cárie e câncer bucal, tratamentos como a microabrasão, clareamento dental e polimento fazem parte dos procedimentos para remover manchas e recuperar o esmalte dentário danificado pelos corantes e agentes abrasivos presentes nos alimentos. Conheça os principais procedimentos realizados nesta consulta tão essencial à estética e saúde oral:

 

limpeza dental profilaxia
Limpeza dental: novos materiais para polimento dental recuperam o esmalte dentário de manchas complexas.

 

 

Causas para manchas dentárias são múltiplas.

 

As causas para as manchas que aparecem sobre os dentes são múltiplas. Quando o manchamento tem origem lá durante a formação dos dentes, sua remoção é mais complexa. São os casos, por exemplo, das manchas brancas formadas pela ingestão involuntária e excessiva de flúor durante a infância (fluorose) ou provocadas por traumas sobre dentes-de-leite que afetam os permanentes, ou ainda os picos de febre (hipoplasia do esmalte) que alteram as estruturas dentárias internas.

 

O consumo de certos antibióticos durante a formação dos dentes permanentes também é outra causa comum. Aparecendo sob a forma de manchas escuras – marrom e laranja são tons frequentes -, na maioria das vezes é possível visualizar linhas e áreas nítidas de separação de cores. Por outro lado, as manchas que aparecem com o dia-a-dia e que são causadas pelo consumo excessivo de corantes alimentares ou presença de determinadas bactérias especializadas em manchar dentes, as bactérias cromógenas, são mais fáceis de remover. Conheça as principais causas para as manchas sobre os dentes:

 

 fluorose dentária;

 

 hipoplasias por traumas em dente-de-leite;

 

 alterações de ordem genéticas;

 

 ingestão de determinados antibióticos durante a formação dos dentes permanentes;

 

✓ corantes alimentares, tabaco, vinho, chá e outros produtos naturais.

 

dentes manchados por antibióticos fluorose
Antibióticos e ingestão involuntária de flúor na infância estão as casuas para manchas dentárias.

 

 

Remoção de manchas dentárias: os prós e contras de cada tratamento.

 

São várias as técnicas para remover as manchas escuras ou amareladas durante a consulta para limpeza dos dentes. As mais simples são feitas através de instrumentos mecânicos como a cureta ultrassônica e o jato pressurizado de bicarbonato – mas cuidado aí: riscos e danos mais sérios aos dentes podem ser o resultado do uso de equipamentos inadequados ou inabilidade do dentista.

 

A remoção de manchas escuras na superfície dos dentes é melhor realizada de forma manual. Mais eficiente e menos agressiva à superfície dentária, é feita através de curetas afiadas e instrumentos rotatórios com delicadas taças de borracha impregnadas com agentes abrasivos, desenvolvidos especialmente para retirar manchas superficiais.

 

Ultrassom

Equipamento que produz vibrações ultrassônicas que facilitam a remoção de tártaro e manchas mais severas durante a consulta de limpeza dos dentes.

 

Prós:

rapidez para remoção de tártaro e manchas severas

Contras:

pode riscar os dentes; dificuldade para eliminar tártaro e placa bacteriana inseridos internamente às gengivas.

 

 

Jato de bicarbonato de cálcio

Indicado para eliminar manchas associadas a corantes alimentares, é indicado para remover pigmentações presentes em sulcos dentários e outras áreas não acessíveis a instrumentos manuais.

 

Prós:

eliminar manchas e pigmentações em áreas de difícil acesso manual.

Contras:

desconforto doloroso durante a aplicação.

 

 

raspagem e alisamento manual com curetas

Realizada manualmente, remove de forma mais eficiente o tártaro e a placa bacteriana inseridos em áreas profundas junto às gengivas, proporcionando uma ação mais efetiva no combate à gengivite e periodontite.

 

Prós:

mais eficiente para remover tártaro e placa bacteriana em áreas internas às gengivas; não risca os dentes.

Contras:

tempo elevado do procedimento.

 

 

polimento abrasivo manual

Realizado por instrumento, utiliza abrasivos especialmente desenvolvidos à remoção de manchas dentárias durante a limpeza dental.

 

Prós:

mais eficiente para remover manchas sobre os dentes; não risca os dentes.

Contras:

não tem.

 

 

microabrasão dental

Também conhecido como peeling dental por remover diminutas camadas da superfície do esmalte dentário, a microabrasão dental é ideal para a remoção de manchas severas associadas a problemas congênitos ou de mal formação do esmalte dentário – como displasias ou manchamentos por antibióticos.

 

Prós:

eficiência para remoção de manchas severas e profundas – incluindo manchamentos por antibióticos, fluorose ou displasias.

Contras:

técnica exige apuro técnico para não trazer danos aos dentes.

 

 

clareamento dental profissional

Realizado através de agentes clareadores aplicados diretamente sobre os dentes, é ideal para recuperar dentes escurecidos e amarelados por corantes alimentares e tabaco.

 

Prós:

resultados clareadores efetivos; sensibilidade pós-operatória mínima.

Contras:

custos elevados; pode exigir até três sessões para resultados mais efetivos.

 

microabrasão dental tratamento
Microabrasão dental: o peeling dental para remover manchas profundas.

 

 

A limpeza dos dentes não removeu as manchas dentárias? Ainda tem jeito.

 

Os tratamentos estéticos de transformação do sorriso com lentes de contato dental e facetas de porcelana estão na lista de desejos de muita gente. Construindo superfícies dentárias simétricas e super clareadas, estas técnicas com facetas dentárias laminadas colocaram as exigências estéticas em patamares tão elevados que, atualmente, pequenas manchas dentárias em dentes naturais podem ser até mesmo motivo para perda do sono.

 

Quando a remoção de manchas sobre os dentes realizados durante a limpeza dental (profilaxia) é insuficiente para recuperar o esmalte dentário, pode ser necessária a adoção de procedimentos estéticos menos conservadores. Entre eles está o clareamento dental caseiro. Feito próprio paciente, em casa, através de moldeiras carregadas com agentes clareadores, é eficiente na remoção de pigmentações resistentes aos tratamentos disponíveis no consultório odontológico.

 

Entre todos os tratamentos disponíveis, a microabrasão é, sem dúvida, a técnica mais poderosa para recuperar a superfície do esmalte dentário. Apesar de pouco conhecida, trata-se de um procedimento antigo e eficiente. Neste tratamento, que pode exigir até cinco consultas para resultados mais efetivos, é exigido apuro técnico do profissional com relação à aplicação dos agentes químicos abrasivos.

 

clareamento dentário caseiro moldeira dor
O clareamento dental caseiro pode ser necessário à recuperação de manchas mais resistentes.

 

 

Retração gengival, uma parte ainda mais importante da consulta de revisão.

 

De uns tempos para cá, o aumento na procura por procedimentos estéticos em gengivas, como a gengivoplastia ou cirurgias para recuperar gengivas retraídas, trouxe junto maiores preocupações com a saúde gengival. Doenças tão comuns quanto a gengivite e periodontite, apesar dos riscos elevados para perdas dentárias desta última, raramente eram assuntos lembrados por reportagens ou editoriais em revistas e jornais.

 

A retração gengival, na maioria das vezes, é sequela da periodontite ou escovação traumática dos dentes. Após o seu tratamento, a monitoração, dente a dente, da extensão da exposição das raízes dentárias é essencial para evitar a continuidade deste problema. E nada melhor do que a consulta para limpeza dos dentes para verificar a estabilidade da recessão tecidual.

 

 

De quanto em quanto tempo a limpeza dos dentes deve ser realizada?

 

Fatores como tratamento anterior ou predisposição à gengivite ou periodontite, controle da retração gengival ou maior facilidade para pigmentação e escurecimento dentário determinam frequência da consulta para limpeza dental.

 

Em média, os dentistas recomendam que a consulta de retorno periódico dê-se num intervalo de tempo situado entre seis meses a um ano. É neste período que a pigmentação profunda e aparecimento de manchas sobre os dentes já estão visíveis, atrapalhando a estética do sorriso. Entretanto, nem sempre é preciso esperar tempo para a consulta de revisão.

 

Problemas como o sangramento gengival e bruxismo, apesar de comuns, exigem tratamento odontológico antes mesmo dos retornos de manutenção ao dentista. De qualquer forma, o mais importante é estabelecer um intervalo regular e personalizado entre as consultas de limpeza dentária para prevenir manchamentos irreversíveis e manter a saúde das gengivas e tecidos orais sempre em dia.

 

Saiba mais sobre limpeza dental (profilaxia) clicando aqui:

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog