BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 desvantagens da lente de contato dental que ninguém está falando.

lente de contato dental desvantagens post blog

Lentes de contato dental são incríveis para mudar o visual do sorriso, mas têm, sim, desvantagens que importam nos resultados finais do tratamento.

 

 por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Lentes de contato dental, delicadeza e sofisticação com desvantagens pouco lembradas.

 

O glamour em torno dos tratamentos estéticos com lentes de contato dental não veio à toa. Desenvolvidos para recuperar a harmonia e forma em diversas situações, prometem satisfazer aos indivíduos mais exigentes com o visual do sorriso. E, para justificar os benefícios da técnica, não faltam por aí reportagens e programas de televisão mostrando o passo-a-passo da técnica que parece não trazer desvantagens ou riscos aos dentes. O problema é que não é bem assim que as coisas funcionam.

 

Lentes de contato dental apresentam desvantagens que podem surpreender até mesmo a dentistas não acostumados com a técnica. Uma delas é o fato de que a técnica nem mesmo é a utilizada nos tratamentos de artistas e famosos – laminados com facetas em porcelana ou fragmento é o segredo dessa turma. Mas não fique desapontado. Bem indicadas, trazem resultados deslumbrantes para um visual mais harmônico e delicado.

 

lente de contato dental desvantagens desgastes riscos
No detalhe, desgaste dentário para técnica com faceta laminada evidencia a desvantagem da técnica com lente de contato dental para correção de manchas intensas na superfície dentária.

 

 

1. Manchamentos por antibiótico ou flúor são difíceis de serem mascarados.

 

Manchamentos por antibióticos ou fluorose são problemas comuns que afetam a superfície dentária. Dependendo da intensidade com que se manifestam, a pigmentação escura, que aparece na forma de faixas ou círculos, não responde ao clareamento dental profissional. A desvantagem da lentes de contato dental nos procedimentos estéticos para correções de problemas de cor é nítida comparada à técnicas laminadas como facetas em porcelana. Provavelmente, um dos maiores motivos para frustrações em tratamentos estéticos de impacto visual.

 

 

2. É preciso que os dentes estejam razoavelmente alinhados para que o tratamento dê certo.

 

Ao contrário das facetas em porcelana, a técnica ideal para transformações radicais do sorriso, lentes de contato dental são indicadas para harmonizações e correções suaves de forma e cor em dentes razoavelmente alinhados. Corrigir dentes tortos e desalinhados e com muitas restaurações dentárias em resina com elas, nem pensar. É por este motivo que a técnica com lente de contato dental é vai tão bem para fechamentos de espaços vazios (diastemas), harmonizações suaves na forma e comprimento de dentes ou equilíbrio estético de alinhamento em situações isoladas e unitárias.

 

 

3. É a técnica com laminados com maior número de pacientes insatisfeitos com os resultados.

 

Entre as 3 técnicas com laminados cerâmicos, as lentes de contato dental são as mais associadas a pacientes insatisfeitos e frustrados com os resultados – as outras duas são as facetas e fragmentos cerâmicos. A causa para o problema, como sempre, é a indicação incorreta do tratamento. Transformações mais radicais na forma e cor do sorriso, por exemplo, são melhor resolvidas com facetas em porcelana. Por outro lado, modificações suaves e pontuais nas superfícies dentárias encontram nos fragmentos cerâmicos soluções mais conservadoras e seguras.

 

lente de contato dental cor ideal desvantagem
Harmônicos? Para alguns pacientes, a falta de detalhes ópticos como transparências podem ser fatais para os resultados estéticos finais dos tratamentos com lentes de contato dental.

 

 

4. A maioria das alterações com lentes de contato dental podem ser substituídas por fragmentos cerâmicos.

 

A ausência de desgastes dentários é uma das vantagens da lente de contato dental frente à técnica com faceta em porcelana. Entretanto, o procedimento com lentes não é o único a beneficiar-se da redução da estrutura dental. Uma técnica ainda mais conservadora e precisa utiliza fragmentos cerâmicos para corrigir defeitos estéticos que ocorrem não em toda a superfície dentária, apenas em parte dele. E os resultados, apesar da delicadeza da técnica, são intensos e marcantes. É a técnica mais utilizada no tratamento de artistas e modelos.

 

 

5.  Tratamentos que exigem dentes em cores muito claras são contraindicados à técnica.

 

Para uma boa parte dos indivíduos em tratamento com lentes de contato dental, a cor do laminado é a parte mais importante. A tendência para laminados em tons brancos e ainda mais claros  que dentes naturais é cada vez maior. É exatamente aí que está uma nítida desvantagem da lente de contato dental. A tentativa de produzir sorrisos intensamente clareados quase sempre resulta em laminados espessos e sem naturalidade. No quesito dentes brancos, o ideal são os tratamentos com facetas em porcelanas, a mais versátil das técnicas com laminados cerâmicos.

 

 

6. As indicações para uso da técnica com lentes são restritas – pra não dizer raras.

 

As desvantagens das lentes de contato dental não decorrem apenas da extrema delicadeza da lâmina. É que, diferente da técnica com facetas em porcelanas, o tratamento é realizado sem desgastes sobre a superfície de esmalte dentário. Se por um lado essa característica traz mais segurança aos dentes, por outro limita as as possibilidades para correções profundas na forma e cor dos dentes. Uma das diferenças da técnica com facetas laminadas que faz das lentes de contato dental um procedimento raro e restritos a situações muito específicas.

 

 

7. É  a técnica mais sensível à qualidade de materiais e talento artístico do técnico laboratorial.

 

A utilização de lentes de contato dental, em tratamentos estéticos de impacto, está entre os mais difíceis procedimentos em odontologia. Finas e delicadas, qualquer descuido pode estragar o resultado final do tratamento, um problema característico dos laminados pouco espessos. A utilização de porcelanas de qualidade superior e uso de laboratórios de prótese dentária dedicados à técnica nunca foram tão essenciais para os resultados quanto nos tratamentos com lentes. Um problema e tanto para uma técnica tão popular e pouco compreendida.

 

 

Lentes de contato dental, alternativa ainda poderosa para diversas situações.

 

Após tantas desvantagens das lentes de contato dental para tratamentos estéticos mais sofisticados, pode parecer que o laminado está fadado a desaparecer. Mas não é bem assim. Isso porque existem situações cuja solução se dá exclusivamente pela técnica com lentes.

 

A remodelação de formas e volumes pós tratamento com aparelho ortodôntico, ou em indivíduos com dentes já alinhados mas que desejam  recuperar os pequenos desgastes que aparecem ao longo dos anos, é uma indicação exclusiva para procedimentos sem desgastes sobre o esmalte dentário. E a vantagem das lentes de contato dental sobre técnicas como facetas e fragmentos é incontestável.

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental e as indicações e problemas associados à técnica.

Voltar para o blog