BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese protocolo em porcelana ou zircônia: diferenças além do preço.

protese protocolo porcelana ou zirconia

Conheça as diferenças entre a prótese protocolo em porcelana ou zircônia. Do preço, durabilidade e resultados estéticos às contraindicações, entenda o que difere estas duas técnicas com dentadura fixa sobre implante dentário.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese protocolo: o que é e quais são as suas indicações.

 

Apesar do enorme número de indivíduos que perderam todos os dentes em um mesma arcada dentária, pouco se fala sobre a prótese dentária protocolo. Desenvolvida para ser rigidamente presa a implantes dentários, este tipo de dentadura fixa é a técnica ideal para recuperar, além da mastigação, a estética do sorriso exatamente como nas transformações do sorriso realizadas com facetas dentárias laminadas – perfeitas, portanto, para os pacientes mais exigentes com a estética do sorriso.

 

A dentadura fixa tem outras vantagens além da estética marcante tão característica desta técnica. Entre elas estão a mastigação mais eficiente e a eliminação do risco para dentaduras soltas ou o mau hálito associado ao acrílico utilizado na confecção, por exemplo, de próteses dentárias do tipo removível com encaixe. Conheça as indicações da prótese dentária protocolo em porcelana ou zircônia:

 

  substituir dentaduras que caem facilmente ou machucam as gengivas;

 

retenção fixa para indivíduos com perdas ósseas severas (idosos);

 

melhora estética;

 

maior eficiência mastigatória;

 

maior durabilidade;

 

maior sensibilidade degustativa;

 

volume e extensão menor (mais confortáveis para a língua e lábios).

 

 

A prótese dentária protocolo conforme o material utilizado.

 

Poucos dispositivos protéticos em odontologia dispõem de tantas opções de materiais quanto a dentadura fixa. Atualmente, são vários os tipos de próteses dentárias tipo protocolo disponíveis. A seleção precisa do material utilizado depende de fatores como a quantidade de implantes dentários disponíveis ou qualidade do osso presente na arcada dentária – escolhas que não podem ser feitas sem a ajuda do dentista.

 

São três os materiais utilizados na confecção de próteses dentários do tipo protocolo: acrílico, zircônia e porcelana. Veja as principais características de cada técnica e compare as diferenças entre elas que vão além do preço.

 

✓ prótese protocolo em acrílico

 

É a versão mais utilizada devido ao baixo preço deste dispositivo. Com estética satisfatória, a prótese protocolo em acrílico traz como desvantagens a durabilidade menor (dentes desgastam e amarelam com o tempo) e a maior facilidade para acúmulo de placa bacteriana e restos de alimentos. Apesar das limitações, ela traz mais conforto e segurança à vida de quem ainda depende de dentaduras convencionais ou prótese dentária removível do tipo ponte móvel.

 

✓ prótese protocolo em porcelana

 

Confeccionada em duas versões, a prótese protocolo de porcelana é escolhida conforme o material utilizado em suas partes partes internas (não visíveis): zircônia ou metal. Além dos resultados estéticos superiores, também traz vantagens como a elevada durabilidade e a baixa retenção de alimentos – comparada à versão em acrílico. As desvantagens ficam mesmo pelo preço mais elevado do tratamento, que exige a utilização de laboratórios com mão-de-obra e equipamentos especializados.

 

✓ prótese protocolo em zircônia

 

Versão com preço mais em conta comparado à técnica com porcelana, a prótese protocolo em zircônia traz como vantagens a durabilidade elevada. Alternativa interessante para quem não quer utilizar o acrílico na confecção da sua dentadura fixa e é sensível ao custos mais elevados da técnica com porcelana, é uma opção interessante exatamente pelo preço mediano do tratamento.

 

prótese protocolo em porcelana e zircônia
Tipo de prótese protocolo: no detalhe (seta), o encaixe em metal evidencia que a técnica utilizada é a dentadura fixa com porcelana sobre estrutura metálica.

 

 

Prótese protocolo em porcelana ou zircônia: diferenças.

 

Entender as diferenças entre protocolo de porcelana e protocolo de zircônia pode ser difícil para o paciente durante as primeiras consultas. Na maioria das vezes, o dentista não dispõe destes dispositivos protéticos prontos e em mãos para que o paciente compare, principalmente, a discordância estética entre ambos. Outro problema é a dificuldade de entendimento apenas por imagens de tratamentos já realizados, já que a falta de padronização de cores e definição frequentemente induz a conclusões irreais.

 

As principais diferenças entre a zircônia e a porcelana no tratamento com prótese protocolo são mais intensas com relação ao preço e aos esultados estéticos – a durabilidade é a mesma para ambas. Isto porque, na técnica em zircônia, inexistem as camadas cerâmica externas. Nesta técnica, os efeitos de transparência e degradês presentes em dentes naturais são obtidos por pinturas, uma característica que implica na diminuição da naturalidade comparada às técnicas mais sofisticadas.

 

Já a prótese protocolo em porcelana traz os melhores resultados estéticos atualmente disponíveis. Confeccionada com múltiplas camadas cerâmicas, permite a reprodução exata das cores, transparências e fluorescências presentes em dentes naturais. É preciso, entretanto, distinguir as duas versões disponíveis desta técnica. A primeira, com estrutura interna em metal, traz estética satisfatória e preço mais em conta; a segunda, com estrutura interna em zircônia, traz os melhores resultados estéticos mais marcantes e próximos a procedimentos mais sofisticados como lentes de contato dental e faceta de porcelana.

 

protese protocolo porcelana e zirconia diferenças
Diferença além da preço: prótese protocolo em porcelana ou zircônia.

 

 

Preço.

 

A diferença de preço entre os três tipos de prótese dentária protocolo disponíveis dá uma boa ideia do que o paciente pode esperar nos quesitos durabilidade e resultados estéticos. De fato, a que apresenta os custos mais em conta, confeccionada com dentes e gengivas em acrílico sobre estrutura interna em metal, entrega resultados mais do que suficientes para melhorar a vida do portador de dentadura ou prótese dentária móvel, eliminando problemas frequentes como a dor e dificuldade para mastigar.

 

A prótese protocolo em zircônia, por sua vez, traz preço intermediário. Os resultados estéticos, nem sempre superiores à técnica com acrílico, são compensados pela elevada durabilidade deste material. Por outro lado, a proximidade dos custos deste dispositivo protético com a versão em porcelana faz dele uma técnica pouca utilizada, apesar dos avanços estéticos recentes para este material.

 

A prótese protocolo em porcelana sobre zircônia tem o preço mais elevado comparado a outras técnicas. Nesta versão, os resultados estéticos, semelhantes a dispositivos como a coroa dentária em porcelana pura, compensam os altos custos envolvidos no tratamento. Outra vantagem, a confecção personalizada de gengivas em porcelana, pode, porém, aumentar ainda mais os valores finais do tratamento e ser indispensável para o paciente mais exigente com a harmonia e naturalidade do sorriso.

 

protese protocolo acrílico problemas preço
Preço: prótese protocolo em acrílico traz durabilidade menor e incidência maior de fraturas.

 

 

Contraindicações da porcelana e zircônia.

 

A seleção do material utilizado ao trocar dentaduras e ponte móvel por próteses dentárias fixas sobre implantes dentários não é apenas uma escolha estética. Além da diferença no preço e resultados, limitações anatômicas e de saúde também podem impedir o uso destas técnicas para reabilitação oral. Conheça as contraindicações da prótese protocolo em porcelana ou zircônia:

 

exige osso de suporte com densidade e espessura em qualidade e quantidade excelentes;

 

número de implantes é maior comparado à prótese protocolo em acrílico;

 

riscos para desgastes de dentes naturais em contato de mastigação;

 

outras limitações anatômicas com distúrbios na articulação temporo-mandibular (ATM).

 

protese protocolo problemas
Design incorreto: não adianta escolher o melhor material se a prótese dentária não deixa espaço para o paciente higienizar as partes internas (no detalhe, linhas em azul).

 

 

Resultados estéticos trazem diferenças importantes.

 

Os tratamentos de transformação do sorriso com laminados cerâmicos ou prótese dentária fixa em porcelana sobre dentes naturais são famosos pela correções marcantes na cor e for dos dentes. Popularizados por artistas e famosos, empregam técnicas sofisticadas e duráveis que transformaram-se em referência para procedimentos em odontologia estética de impacto.

 

A prótese protocolo em porcelana sobre zircônia é a que mais se aproxima dos resultados estéticos nos tratamentos com laminados cerâmicos do tipo faceta de porcelana ou faceta de resina. Diferente da versão em zircônia, é  confeccionada com camadas sobrepostas de cerâmica (porcelana), copiando as nuances de cores e transparentes presentes no esmalte dentária e dentina – as duas camadas duras que formam os dentes. Exigindo talento artístico de técnico laboratorial, ela justifica o preço mais elevado comparado a qualquer outro material utilizado no tratamento com dentadura fixa. 

 

 

Implantes dentários precisam estar em número elevado.

 

Uma técnica para tratamento com dentadura fixa realizada sobre apenas quatro implantes, conhecida como all-on-four, é bastante popular pelos preços mais baixo do procedimento. Entre os segredos para este dispositivo está o uso do acrílico que, ao contrário da porcelana e zircônia, traz riscos menores para fraturas e perdas de dispositivos implantodônticos graças à absorção do impacto mastigatório.

 

Nos tratamentos com prótese dentário protocolo, o número ideal de implantes dentários varia de indivíduo para indivíduo. Para os procedimento planejados para materiais como a porcelana ou zircônia, um mínimo de 7 dispositivos implantodônticos são necessários para suportar as cargas compressivas que estes materiais trazem. Além desta diferença com relação ao acrílico, também é preciso que os implantes dentários estejam distribuídos de forma regular sobre a arcada dentária para melhor absorver as compressões de mastigação.

 

 

Prótese protocolo em porcelana ou zircônia: qual é a melhor?

 

Mesmo após conhecer as informações básicas sobre o tratamento com dentadura fixa sobre implantes dentários, ainda podem ficar dúvidas sobre qual o melhor tipo de prótese protocolo: porcelana ou zircônia. De fato, até mesmo ao dentista especializado pode ser difícil escolher o dispositivo que ofereça os melhores resultados estéticos e mastigatórios, seja durável e, principalmente, fácil para higienizar.

 

Em determinadas condições, como nos indivíduos com osso maxilar de baixa qualidade ou pouco número de implantes dentários disponíveis, o melhor tipo de prótese dentária protocolo pode ser mesmo a técnica com resina acrílica. A seleção, portanto, deve ser criteriosa e levar em conta não apenas os fatores estéticos e financeiros.

 

Saiba mais sobre prótese protocolo: clique aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog