BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana ou resina? 7 dicas para não errar no tratamento.


Afinal, qual delas é a melhor: faceta de porcelana ou resina. Confira este post com 7 dicas para escolher a técnica ideal para corrigir a cor e forma dos seus dentes, sem erros, e transformar o seu sorriso sem sustos.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista (especialista em gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

As transformações do sorriso com facetas dentárias são famosas pelos dentes impecáveis de artistas e famosos. Resultados de combinações de técnicas de clareamento dental, facetas de porcelana, facetas de resina e lentes de contato dental, quase sempre é complicado, para o paciente, entender as diferenças entre elas.

 

Entre as confusões sobre as diferenças de técnicas, é a escolha entre faceta de porcelana e a faceta de resina a que mais traz dúvidas. Além da variação de preço entre elas, questões como tempo de tratamento, durabilidade e resultados estéticos também contribuem para confundir ainda mais na hora de escolher entre elas.

 

Conheça 7 dicas que vão ajudar você a escolher entre a porcelana e a resina nos tratamentos com facetas dentárias laminadas, abordando os pontos mais importantes deste que é o tratamento estético em odontologia mais procurado.

 

 

1. Resultados estéticos são, sim, diferentes.

 

Pode ser difícil, em algumas situações, diferenciar os resultados estéticos entre as facetas de porcelana e resina. Cores, transparências e brilhos, todas as propriedades ópticas presentes nos dentes naturais podem ser reproduzidas na técnica com resina graças às melhoras constantes deste material – exatamente como na técnica com porcelana. Apesar disto, quase nunca é o que vemos quando o tratamento é para valer.

 

As diferenças de resultados entre as técnicas podem ser gritantes dependendo da qualidade da resina utilizada, e da habilidade técnica do dentista. Outros fatores, como dentes severamente tortos (girados e apinhados), ou manchas intensas, também desfavorecem os resultados dos tratamentos com faceta de resina. O melhor mesmo é ficar atento a todas estas diferenças nos resultados estéticos entre os materiais – principalmente quando houver sobre a qualidade das resinas utilizadas.

 

 

2. Desgastes nos dentes também podem ser necessários à faceta de resina.

 

A ideia de facetas de resina que não exigem desgastes nos dentes pode ser um atrativo para muitos pacientes. E até faz sentido, já que erros na redução e alteração nas camadas externas dos dentes podem exigir tratamento de canal (endodôntico). Mas a verdade é que problemas com a redução na estrutura dos dentes só trazem danos aos dentes quando realizadas sem os protocolos clínicos de confecção de facetas dentárias.

 

As facetas de resina, apesar de reduzirem a necessidade de desgastes nos dentes, podem, sim, precisar de redução nas camadas de esmalte – ou até mesmo na dentina, uma camada mais profunda e espessa. Tudo depende das condições dos dentes, como quando eles estão muito desalinhados ou com danos superficiais, como na fluorose dentária ou escurecimento após tratamento de canal.

 

 

3. Facetas de resina também podem ser feitas em cores super claras (brancas).

 

Assim como nas facetas de porcelana, que dispõe de cores próximas ao branco absoluto, as facetas de resina também contam com cores super claras. São as chamadas cores clareadas, popularizadas por escalas de cores como BL4, BL3, Bl2 e BL1, para um determinado fabricante, ou OM3, OM2 e OM1, para outro.

 

O segredo para escolher corretamente entre a faceta de porcelana e resina, para quem deseja dentes brancos (clareados), é observar as condições atuais dos próprios dentes. Dentes severamente manchados ou desalinhados, por exemplo, trazem desafios maiores ao dentista na hora de confeccionar tons mais claros com facetas em resina.

 

 

4. Simulação do tratamento (mockup) é mais indicada à faceta de porcelana.

 

Simulações de resultados nos tratamentos com laminados cerâmicos, como as facetas de porcelana e lentes de contato dental, são procedimentos mais do que essenciais. Além de facilitar a comunicação entre o dentista e o paciente, são ótimos auxiliares na construção de planos de sorriso e resultados mais harmônicos.

 

A faceta de resina, famosa pela praticidade de alteração durante ou após sua confecção, pode ser realizada sem simulações de resultado – o que diminui os custos do tratamento, sem riscos para resultados finais que não possam ser posteriormente alterados. Por isso, a recomendação é até mesmo ficar atento com as simulações prévias a esta técnicas, que podem resultar diferentes após o término do tratamento.

 

 

5. Preço da faceta de resina pode ser próximo à faceta de porcelana.

 

Pacientes sensíveis ao preço de diversos procedimentos em odontologia estética tendem a optar por alternativas mais em conta. O problema é quando as diferenças de valores são muito próximas, dificultando ao paciente determinar a melhor relação custo-benefício ao seu tratamento.

 

Atualmente, sofisticadas resinas reforçadas com porcelana estão disponíveis para confecção de facetas em resina. Trazendo maior durabilidade e melhores resultados estéticos, entretanto, seus preços mais elevados podem ser semelhantes às facetas de porcelana – o que pode fazer desta última técnica a escolha mais apropriada.

 

 

6. Facetas de resina podem ser feitas em um único dia.

 

A praticidade da faceta de resina é um fator importante na hora de escolher entre porcelana e resina. Fáceis de ser reparadas, também podem ser confeccionadas em um único dia – ideal para quem não tem tempo a perder, ou eventos sociais e de trabalho que aparecem de última hora.

Os tratamentos estéticos de transformação em único dia, por outro lado, exigem algumas pré-condições para poderem ser realizados. Além dos dentes já clareados, as gengivas livres de doenças como a gengivite e a periodontite, ou retrações gengivais muitos extensas, precisam estar resolvidas antes de iniciar a confecção das lâminas em resina.

 

7. Durabilidade e resistência são bem diferentes.

 

O avanço recente na resistência das resinas utilizadas em facetas dentárias trouxe maior tempo de vida ao tratamento. Se antes a durabilidade delas não ultrapassavam mais do que um a dois anos, atualmente muitos pacientes já experimentam mais de 5 anos de uso com brilho, cor e forma ainda satisfatórios.

 

Já as facetas de porcelana apresentam durabilidade que facilmente ultrapassam os dez anos de vida, mantendo a cor e brilho originais com alterações mínimas, praticamente imperceptíveis. Para saber escolher entre a faceta de porcelana e resina com relação ao tempo de duração de cada uma delas, apenas o preço na basta. Bruxismo e outras características dentárias e mastigatórias também implicam na maior ou menor durabilidade do tratamento.

 

Saiba mais sobre facetas de porcelana e facetas de resinas:

Voltar para o blog