BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Corrigir dentes tortos com faceta de resina funciona – mas tem limitações.

faceta de resina dentes tortos post blog

É possível, sim, alinhar e corrigir dentes tortos com faceta de resina – mas é preciso estar atento aos prós e contras, indicações e contraindicações desta técnica para entender melhor as limitações do tratamento.

 

Luís Gustavo Leite é especialista em gengivas (periodontista) e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

As alternativas para corrigir dentes tortos sem aparelho ortodôntico.

 

O tratamento ortodôntico é a forma mais adequada para corrigir dentes tortos. Apesar de eficiente, para muitos indivíduos o tempo prolongado desta terapia, aliada ainda às inúmeras visitas mensais, ao desconforto e aos indesejados braquetes de fixação, pode ser um problema quando o alinhamento dental pode ser alcançado por técnicas mais simples e, principalmente, mais rápidas – ideais para quem possui a agenda cheia ou quer urgência na construção de um sorriso mais estético.

 

As alternativas ao aparelho ortodôntico para corrigir dentes tortos e girados dependem do uso de materiais, principalmente a porcelana e a resina, para alterar a superfície dos dentes, alinhando-os. Conheça as principais alternativas ao aparelho ortodôntico:

 

Restauração em resina

Dentes com pequenas rotações (girados) frequentemente apresentam partes desniveladas aos demais dentes. Nestes casos, a restauração dentária em resina, um procedimento rápido e simples, traz resultados estéticos interessantes mesmo quando as correções dão-se sobre pequenos detalhes que, sim, fazem toda a diferença.

 

Restauração em porcelana

Técnica recente derivada da restauração dental em porcelana, o fragmento cerâmico é uma versão mais durável e resistente da restauração dental em resina. Bastante utilizada nas transformações de impacto do sorriso, é segura aos dentes. As desvantagens ficam por conta das suas restrições de indicações – na maioria dos casos é utilizada apenas para fechar espaços (diastemas) ou aumentar o volume de dentes pequenos.

 

Faceta de resina

Com múltiplas indicações para corrigir dentes tortos, a faceta de resina é uma técnica com faceta dentária laminada que recobre toda a parte estética (visível) dos dentes – uma alternativa com preço mais em conta à versão em porcelana.

 

Faceta de porcelana

Utilizada nas transformações mais marcantes da cor e forma dos dentes, a faceta de porcelana é a técnica mais poderosa com laminados cerâmicos para alinhar dentes tortos.

 

Lente de contato dental

Versão mais delicada dos laminados cerâmicos, a lente de contato dental, ao contrário da faceta de porcelana, não exige desgastes dentários para ser utilizada – o que impossibilita seu uso, entretanto, para correções mais intensas na cor e forma dos dentes.

 

 

A faceta de resina para corrigir dentes tortos: prós e contras.

 

A faceta de resina é uma alternativa à faceta de porcelana e lente de contato dental na construção de sorrisos mais harmônicos. Utilizando resinas especialmente desenvolvidas para a técnica, ela proporciona resultados estéticos marcantes e capazes de satisfazer até mesmo ao paciente mais exigente com a naturalidade e harmonia do seu sorriso. Não à toa, atualmente ela é o procedimento com faceta dentária laminada mais realizado nos consultórios dedicados à odontologia estética.

 

Apesar da versatilidade e preço mais em conta desta técnica, é preciso estar atento às indicações e contraindicações referentes ao uso de resinas nos procedimentos com laminados dentários. Conheça os prós e contras da faceta dentária em resina quando utilizada para corrigir dentes tortos: 

 

Prós

rapidez (pode ser realizada em uma única consulta);

preço em conta;

resultados estéticos marcantes;

facilidade para reparos e remoção.

 

Contras

durabilidade mediana;

amarela com o passar dos anos;

pode exigir desgastes nos dentes;

manutenção periódica do brilho e polimento.

 

 

Indicações da faceta de resina para corrigir dentes tortos.

 

Respeitar as indicações da faceta de resina utilizada para corrigir dentes desalinhados é essencial para o sucesso do tratamento. Conheça os tipos de correções em dentes tortos indicados para o uso desta técnica:

 

inclinações dentárias suaves;

giroversões (dentes girados);

pequenos diastemas (espaços entre dentes);

nivelamento entre dentes com inclinações diferentes;

dentes com inúmeras restaurações em resina.

 

 

Contraindicações da faceta de resina ao corrigir dentes tortos.

 

A faceta de resina tem mais contraindicações do que indicações no tratamento para corrigir dentes desalinhados e girados. Veja as situações em que o seu emprego pode resultar em problemas como resultados estéticos insatisfatórios, fraturas frequentes ou até mesmo a necessidade para tratamento de canal:

 

dentes sem restaurações;

desalinhamento dentários severos;

apinhamento (dentes “acavalados”);

bruxismo severo;

retração gengival acima de 2 mm;

espaços extensos entre dentes.

 

 

Faceta de porcelana é técnica mais resistente e durável.

 

Ao contrário do que se imagina, é a faceta de porcelana a grande responsável pelas transformações de impacto do sorriso de artistas, modelos e famosos. Embora menos popular que a lente de contato dental, ela é a técnica mais indicada para alinhamentos marcantes em dentes tortos.

 

A maior capacidade da faceta de porcelana na correção da cor e forma dos dentes deve-se à redução da estrutura dentária (desgastes) realizados previamente à usa instalação. Este procedimento, necessário para oferecer espessuras semelhantes entre os laminados cerâmicos utilizados em uma mesma arcada, também permite a confecção de lâminas mais espessas – ideal para mascarar dentes severamente escurecidos ou reproduzir os detalhes ópticos presentes em dentes naturais.

 

O preço maior do tratamento com faceta de porcelana para corrigir dente torto não pode ser um fator de escolha entre esta técnica e a faceta de resina. Nos casos em que a técnica com porcelana é a única a oferecer resultados estéticos satisfatórios e a durabilidade esperada, sua substituição pela versão em resina pode levar a frustrações com os resultados finais e contratempos constantes com pequenas fraturas.

 

 

Quanto custa a faceta de resina?

 

Pacientes sensíveis ao custo de procedimentos em odontologia estética precisam estar atentos à dependência dos seus resultados com a qualidade do material utilizado. Em média, o preço da faceta de resina é 2 a 3 vezes inferior à faceta de porcelana ou lente de contato dental – dependendo do dentista, este valor é semelhante ao da restauração dental na técnica tipo on-lay.

 

 

Tempo de tratamento.

 

Corrigir dentes tortos com faceta de resina é um procedimento rápido. Realizado em uma única consulta, é possível realizar o alinhamento de toda uma arcada dentária num único dia. Ainda assim, é preciso estar atento a outros procedimentos que podem anteceder o tratamento, como o clareamento dental, a profilaxia e o tratamento de gengivas com problemas como a gengivite ou periodontite.

 

 

Qual a durabilidade da faceta de resina?

 

As dúvidas sobre a durabilidade da facetas de resina também existem entre dentistas. A baixa produção de artigos científicos sobre o assunto deve-se, principalmente, à dificuldade de equiparar as técnicas e materiais utilizados. Os dados mais recentes sobre o tempo de vida (quanto tempo dura) desta técnica apontam que, passados 5 anos, aproximadamente 12% delas precisam ser refeitas devido a problemas como fraturas, mal adaptação e perda estética considerável.

 

O que é preciso levar em consideração quanto à durabilidade da faceta de resina é que ela é proporcional à qualidade do material utilizado, ao emprego correto da técnica e aos hábitos de cuidados e ingestão de alimentos com elevado poder de pigmentação. Pequenas e frequentes fraturas e perda do brilho são comuns e podem ser recuperadas nas consultas periódicas ao dentista. Além disso, também é preciso levar em conta as exigências estéticas de cada indivíduo, já que o amarelamento lento e gradual pode ser um problema já nos primeiros anos do procedimento.

 

 

Faceta de resina ou faceta de porcelana para corrigir dentes tortos: qual é a melhor?

 

As diferenças entre a faceta de porcelana e a faceta de resina vão além do material utilizado. De maneira geral, a técnica com porcelana, além de mais durável e manter por muito mais tempo a cor e brilho originais, é melhor indicada para recuperar dentes desgastados por bruxismo ou recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal.

 

Atualmente, os resultados estéticos entre a técnica com porcelana e resina são bastante semelhantes. O responsável por esta equiparação não apenas da cor, mas também dos detalhes de transparência e opalescência, é a introdução de resinas especialmente desenvolvidas para a técnica com faceta dentária laminada. Com cerâmica incorporada, elas trazem maior resistência contra desgastes e fraturas ao mesmo tempo que diminuem o amarelamento e a perda do brilho – e que costumam se mais intensos nos indivíduos com consumo elevado de tabaco, cafés e chás.

 

Diferente da faceta de porcelana, a faceta de resina pode ser utilizada sem desgastar os dentes – exatamente como na técnica com lente de contato dental. É graças a esta versatilidade incomparável das resinas, além do preço mais em conta, que o tratamento para corrigir dentes tortos sem uso de aparelho ortodôntico é cada vez mais comum. 

 

 

Lente de contato dental é opção restrita para alinhar dentes.

 

Entre as técnicas para transformação do sorriso com laminados cerâmicos, a lente de contato dental é, sem dúvidas, a mais segura aos dentes. Diferente da faceta de porcelana, ela não exige desgastes na superfície do esmalte dental para corrigir dentes tortos. Apesar das vantagens deste tipo tão delicado de faceta dentária laminada, são poucas as situações em que ela pode ser utilizada.

 

A técnica com lente de contato dental para corrigir dentes tortos é indicada para alinhar pequenas discrepâncias entre dentes. É o caso, por exemplo, do realinhamento de dentes já submetidos a tratamento com aparelho ortodôntico que, com o passar dos anos, movimentam-se sozinhos. Em casos ainda mais raros, ela pode ser utilizada para corrigir pequenos diastemas – espaços entre dentes – ou ainda dentes cujas inclinações são suaves, em indicações semelhantes à faceta de resina.

 

 

Quando o aparelho ortodôntico é a melhor opção para alinhar os dentes.

 

Alinhar dentes com grandes inclinações e giros é uma indicação exclusiva do tratamento com aparelho ortodôntico. Além de não exigir reduções no esmalte dentário, evita problemas como a necessidade para tratamento de canal (endodôntico) quando estes desgastes são profundos e chegam muito próximo à polpa dentária, a cavidade dental dos dentes aonde estão inseridos os nervos e vasos sanguíneos.

 

A desvantagem do aparelho ortodôntico ao corrigir dentes tortos está no tempo prolongado do tratamento que, dependendo da complexidade da correção, pode exigir acima de 24 meses. Versões mais estética com braquetes em porcelana ou acrílico, colados nas partes internas dos dentes ou, ainda mais recente, na técnica com alinhadores transparentes, pode ser uma alternativa interessante para quem evita o tratamento ortodôntico devido aos danos estéticos ao sorriso que decorrem do uso dos dispositivos utilizados nesta terapia.

 

Em diversas situações, não é possível indicar claramente uma única técnica para o alinhamento de dentes tortos. Nestes casos, questões como a presença de restaurações dentárias extensas em vários dentes ou a urgência estética para transformação do sorriso são levadas em conta na hora de escolher entre a faceta de resina e o aparelho ortodôntico. O mais importante é mesmo conhecer as indicações, prós e contras de cada técnica e analisar qual delas encaixa-se melhor nas suas necessidades.

 

Saiba mais sobre faceta de resina clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog