BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta ou coroa em porcelana pura: escolha a melhor.


Escolha entre faceta de porcelana ou coroa de porcelana pura como a melhor técnica de transformação de impacto do sorriso. Com informações sobre diferenças, durabilidade, resistência, desgastes e indicações, tudo para você entender um pouco mais sobre correções de cor e forma dos dentes.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em faceta de porcelana (próteses dentárias) e gengivas (periodontia), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Coroa dentária em porcelana pura, a prótese dentária fixa para estética de impacto.

 

Dentes fraturados e quebrados por traumas, ou ainda extensamente destruídos por cárie dentária, são algumas das indicações da coroa dentária em porcelana pura, a técnica para transformações de impacto com prótese dentária fixa. Ainda pouco utilizada, ela, que também recebe o nome de jaqueta de porcelana, pode trazer resultados estéticos tão marcantes e naturais quanto as facetas em porcelana – motivo pelo qual muitas vezes as indicações de ambas as técnicas podem confundir ao paciente ou mesmo ao dentista não especializado.

 

O uso de próteses dentárias em porcelana pura, seja na técnica com jaqueta, pivô ou coroa, traz vantagens além da estética. Problemas como alergias gengivais ou gengivas escurecidas, situações comuns às técnicas com metal na estrutura interna, estão ausentes. Atualmente, o amplo leque de porcelanas (cerâmicas) disponíveis trazem novas possibilidades para o mimetismo das cores, transparências e opalescências presentes em dentes naturais. Um delírio em odontologia estética de impacto.

 

Outra técnica para procedimentos em prótese dentária fixa em porcelana é a coroa dentária em zircônia. Confeccionada na forma pura ou combinada à porcelana, pode trazer resultados tão marcantes que é até mesmo possível combiná-las com lentes de contato dental, outra técnica de laminado cerâmico popular pelas transformações impactantes no sorriso de artistas e famosos. Indicada para uso sobre implantes dentários ou pinos protéticos em metal, é mais uma alternativa para procedimentos estéticos realizados em dentes anteriores.

 

coroa dentária em porcelana pura
Prótese dentária em porcelana pura: resultados estéticos são semelhantes à faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

 

Coroa em porcelana ou faceta em porcelana: escolhendo a melhor técnica.

 

A faceta de porcelana, ao contrário da coroa em porcelana, recobre apenas a parte externa e visível dos dentes. Responsável pela maioria das transformações de impacto do sorriso, é a técnica ideal para correções intensas na cor e forma de dentes cuja estrutura dentária encontra-se íntegra e apenas as modificações externas na superfície do esmalte e dentina são suficientes para a recuperação estética.

 

A grande popularidade dos laminados cerâmicos, em particular a lente de contato dental e a faceta de porcelana, tem levado muito pacientes à procura por correções dentárias que não podem ser realizadas por estas duas técnicas. Ilustram bem esta situação os dentes severamente desgastados por bruxismo ou com restaurações dentárias em resina tão extensas que o suporte por laminados fica comprometido. Nestes casos, a coroa em porcelana é a indicação correta.

 

A escolha pelo melhor tratamento, faceta ou coroa de porcelana, precisa ser discutida entre dentista e paciente após a análise cuidadosa dos exames clínicos e radiográficos. Questões também importantes como o tipo de porcelana odontológica utilizada e a necessidade para correções estéticas nas gengivas, como a gengivoplastia ou enxerto gengival, também afeta nesta seleção. Já para aquelas precisam utilizar as duas técnicas ao mesmo tempo, sem problemas. É possível coloca-las, lada a lado, sem que diferenças na cor sejam perceptíveis.

 

faceta de porcelana
Faceta de porcelana (no detalhe) difere da coroa em porcelana apenas pela ausência da parte interna presente neste.

 

 

Indicações da coroa em porcelana pura.

 

A existência de uma única técnica para tratamentos odontológicos, estéticos ou não, não ocorre com tanta frequência assim. Ainda assim, como no caso da coroa dentária em porcelana, é possível delimitar algumas situações em que as indicações são únicas para este dispositivo. Veja as principais:

 

 destruição dentária extensa por cárie dentária ou fraturas;

 

 dentes com restaurações em resina extensas e múltiplas;

 

 bruxismo severo (dentes severamente desgastados);

 

 pouca retenção para a técnica com faceta de porcelana;

 

 presença de pino protético ou implante dentário;

 

 substituição de prótese dentária fixa com metal.

 

bruxismo coroa em porcelana
Bruxismo severo é indicação restrita à coroa dentária em porcelana pura.

 

 

Indicações da faceta de porcelana.

 

A escolha por técnicas com laminados cerâmicos, e até mesmo a faceta de resina, pode ser complexa e exigir até mesmo conhecimentos especializados por parte do dentista envolvido no tratamento. Conheça as indicações da faceta de porcelana como alternativa ao uso de prótese dentária fixa:

 

 bruxismo leve ou ausente;

 

 correções de cor e forma em dentes com estrutura dentária íntegra;

 

 problemas estéticos restritos à parte externa da estrutura dental.

 

faceta de porcelana indicação
No detalhe, remoção de camada superficial externa dos dentes para correção de problemas de cor com facetas de porcelana.

 

 

Durabilidade e resistência: comparando as duas técnicas.

 

Para muitos pacientes, o desgaste dentário (redução da estrutura dentária) é um procedimento emblemático e que pode até mesmo ser motivo para desistência do tratamento. Quando executado com técnicas adequadas, problemas como fragilidade ou sensibilidade dentinária são raros, comprovando as diversas pesquisas que mostram que, passados dez anos do tratamento, uma média de 95% deles continuam em excelente estado estético e de adaptação. Um número que comprova a segurança, sucesso e durabilidade.

 

As novas porcelanas odontológicas puras, mais estéticas e resistentes, podem ser utilizadas para quase todos os tipos de tratamentos para recuperar ou transformar dentes. E é neste sentido que, atualmente, a coroa dentária em porcelana pura pode é entendida como uma faceta de porcelana cuja única diferença é abraçar a parte posterior dos dentes – fato que lhe confere maior resistência ao deslocamento. Por outro lado, este técnica de prótese dentária fixa exige maiores desgastes dentários, uma característica que pode induzir pacientes a optar por técnicas mais conservadoras (menor redução da estrutura dentária).

 

A resistência e durabilidade da prótese dentária em porcelana pura ou da faceta de porcelana depende mais da indicação correta da técnica do que das propriedades mecânicas destes materiais. É o caso, por exemplo, dos laminados cerâmicos instalados em indivíduos com bruxismo severo, condição que frequentemente leva a fraturas e descolamentos. Tanto os desgastes dentários de adaptação quanto as necessidades estéticas individuais precisam ser levados em conta ao analisar a melhor técnica e até mesmo o número de dentes envolvidos no tratamento.

 

 

Tratamento inteligente: combinando coroa e faceta de porcelana.

 

O uso combinado de coras em porcelana pura e laminados cerâmicos é comum e frequentemente pode exigir até mesmo o uso de outros materiais e técnicas. Como exemplo desta situação temos a prótese dentária em zircônia pura ou recoberta por camada estética de porcelana, uma alternativa eficiente para problemas como dentes escurecidos por canal ou recuperação de dente extraído (perdido) em paciente que não quer ou não pode ser submetido a tratamento com implante dentário (técnica em pôntico).

 

Uma combinação bastante recomendada por dentistas especializados é a prótese dentária em porcelana pura associada a facetas dentárias laminadas e lentes de contato dental. Para ter o efeito desejado, sem diferenças de cor e outros detalhes ópticos como transparências, opalescências e fluorescências, é indispensável que todas as técnicas utilizem materiais semelhantes, algo hoje possível.

 

Os segredos no uso combinado de faceta e coroa em porcelana, entretanto, vão além do uso de materiais semelhantes. Um deles é a utilização de guias para desgastes nos dentes durante a construção de superfícies dentárias regulares e homogêneas. Erros nesta fase podem gerar laminados cerâmicos com diferenças de espessura, um dos motivos para diferenças de cor no resultado final do tratamento. Outro deles é a substituição de pinos protéticos em metal por versões mais estéticas e modernas zircônia ou fibra de vidro.

 

 

Diferença entre faceta de porcelana, lente de contato dental e coroa em porcelana pura.

 

Para muitos indivíduos, a seleção entre lente de contato dental e faceta de porcelana é a parte mais importante do tratamento. Mas, afinal, isto é tão importante assim? Ao menos para o dentista especializado, esta não é a parte que mais importa nas transformações de impacto com sorriso. Para eles – e eu me incluo entre eles -, a escolha entre os vários tipos de porcelana pura disponíveis, recuperação de gengivas inflamadas, gengivoplastia e estabelecimentos de planos de mordida mais harmônicos importam mais.

 

A diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental é simples: desgastes realizados na superfície do esmalte e dentina dos dentes. Características com espessura e material utilizado, de fato, não definem a técnica utilizada. Quando é necessária a redução na estrutura dental, dá-se o nome de faceta dentária ao tratamento; já quando ausente, lente. E quando os desgastes incluem a parte interna e não visível dos dentes, o dispositivo recebe o nome de coroa dentária em porcelana – pivô e jaqueta dentária são definições populares para este mesmo dispositivo.

 

pivô, coroa e jaqueta em porcelana
Compare os materiais para prótese dentária fixa em porcelana.

 

 

Preço da coroa em porcelana pura é quase igual à faceta de porcelana.

 

O número de consultas, tempo de tratamento e materiais envolvidos na confecção de faceta de porcelana são exatamente iguais aos utilizados em coroas dentárias em porcelana pura. Por esta razão, pode não haver diferença nos preços cobrado pelo dentista especialista em prótese dentária na confecção destas técnicas, principalmente nos tratamentos combinados.

 

Pacientes sensíveis ao preço de tratamentos com porcelana pura encontram na zircônia pura ou metalocerâmica versões mais em conta. Entretanto, dadas as limitações estéticas destes, seu uso é restrito a dentes posteriores como meio para evitar problemas como a ausência de efeitos ópticos de naturalidade e risco para aparecimento de gengivas escurecidas por pinos ou próteses dentárias convencionais.

 

Uma alternativa com preço mais em conta à faceta de porcelana é a faceta de resina. Com indicações, prós e contras semelhantes à versão mais sofisticada, esta técnica, que pode ser realizada em uma única consulta, é mais comum do que se imagina. Com resultados estéticos marcantes, traz como problemas e desvantagens menor durabilidade, perda de cor ao longo dos anos e contraindicações para indivíduos com bruxismo severo. Já as vantagens ficam por conta da estética de impacto e possibilidade para reparos rápidos ou possibilidade para modificações após o tratamento já finalizado.

 

Saiba mais sobre coroa em porcelana pura clicando aqui;

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog