BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração em resina ou coroa em porcelana? Saiba escolher a ideal.

restauração em resina ou coroa em porcelana post

Saiba escolher entre a restauração de resina ou coroa de porcelana ao recuperar dentes fraturados, cariados ou que exigem a troca de restauração dentária antiga.

 

Luís Gustavo Leite é especialista em gengivas (periodontista) e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Recuperar um dente com resina ou coroa dentária em porcelana. E agora?

 

A cena é bastante comum no consultório odontológico: o dentista espera uma resposta rápida do paciente para que este escolha entre técnicas e materiais sobre os quais nunca ouviu falar – e a resposta não sai. Quem já passou por isto sabe que, quase sempre, as poucas informações recebidas mais confundem que esclarecem. Mas as coisas podem ficar ainda piores quando as decisões exigem conhecimento de detalhes que só o dentista parece conhecer.

 

A seleção entre a restauração em resina e a coroa do porcelana é um destes momentos. Utilizadas para recuperar dentes fraturados, cariados ou que necessitam substituir a restauração dentária já presente, exigem do paciente o conheço básico das indicações, prós e contras de cada uma delas. Apesar disto, é possível, sim, conhecer um pouco mais sobre esta escolha que, tomada de forma equivocada, pode ser motivo para frustrações com os resultados estéticos e até mesmo perdas dentárias.

 

restauração em resina ou coroa em porcelana
Fratura extensa da parede de um dente restaurado com amálgama de prata. O tratamento ideal é recuperar com restauração em resina ou coroa em porcelana?

 

 

Restauração em resina: os prós e contras.

 

A restauração dentária em resina é um dos mais versáteis procedimentos em odontologia. Realizada em uma única consulta, conta com uma variadíssima gama de materiais disponíveis para reproduzir fielmente as cores, transparências e opalescências presentes em dentes naturais. Conheça seus prós e contras:

 

Prós 

empo de tratamento curto;

preço mais em conta;

resultados estéticos;

facilidade para reparos.

 

Contras

indicações restritas;

amarelamento precoce;

desgastes ao longo do tempo.

coroa em porcelana: prós e contras.

 

 

Coroa em porcelana: os prós e contras.

 

A coroa em porcelana é uma prótese dentária fixa utilizada para recuperar um único dente. Também conhecida como pivô ou jaqueta dentária, ela recobre toda a superfície do dente, chegando até às bordas das gengivas. Conheça seus prós e contras:

 

Prós 

resultados estéticos;

durabilidade;

resistência.

 

Contras

tempo de tratamento;

preço mais elevado.

 

lente de contato dental porcelana
A coroa em porcelana pura pode ser confeccionada com materiais semelhantes aos utilizados em lente de contato dental e faceta de porcelana (imagem).

 

 

Como escolher entre restauração em resina e coroa em porcelana.

 

Um jeito simples para acertar nesta escolha é certificar-se de que a restauração em resina que será realizada oferece durabilidade e resistência a desgastes por, no mínimo, 3 anos. Quando não é possível garantir este resultados, a coroa em porcelana é o tratamento ideal.

 

Os problemas que decorrem do uso da restauração em resina quando a durabilidade e a resistência são duvidosas vão desde a alteração na posição dos dentes devido aos desgastes das resinas até os riscos para fraturas das partes remanescentes da estrutura dentária que, dependendo da extensão, podem levar à perda do dente. Este é o caso, por exemplo, das fraturas de restaurações que também levam consigo paredes dentárias inteiras – uma situação bastante comum.

 

Também existem situações em que tanto a restauração dentária em resina e a coroa de porcelana estão corretamente indicadas. Nestes casos, questões como tempo de vida, resultados estéticos e preço dos procedimentos podem ser os fatores que mais importam na seleção. O mais importante é basear as decisões em questões de durabilidade e riscos para perdas dentárias, evitando que a sensibilidade ao custos de procedimentos odontológicos decidam pela tratamento.

 

restauração em resina dente quebrado fratura
A coroa em porcelana elimina as fraturas em coroa dentária comuns em dentes com restauração em resina muito extensa (imagem).

 

 

Tipos de próteses dentárias em porcelana: da porcelana pura à zircônia.

 

Quando a coroa em porcelana é a melhor opção, é preciso escolher entre os vários tipos de próteses dentárias fixas em porcelana disponíveis. Selecionando entre opções que oferecem maior resistência, ideais para combater os desgastes pelo bruxismo, ou melhor estética, indicadas para dentes realizados em região anterior como incisivos centrais e incisivos laterais, são vários os materiais disponíveis. Conheça os principais tipos de coroa em porcelana:

 

Coroa em porcelana sobre metal

Ainda bastante utilizada devido ao seu preço mais em conta, a prótese dentária em porcelana sobre metal, também conhecida como metalocerâmica, traz estética satisfatória e muita versatilidade para tratamentos tão diversos como o pivô dentário, a jaqueta em porcelana, a prótese protocolo ou ainda o pôntico dentário – este, uma técnica que dispensa o uso de implantes dentários. Já as desvantagens ficam por conta do riscos para o aparecimento de gengivas escuras devido aos tons escuros do metal ou a corrosão deste mesmo material.

 

Coroa em porcelana sobre zircônia

Com estética marcante e versátil, a prótese dentária em porcelana sobre zircônia é perfeita para mascarar pinos protéticos em metal, dentes escurecidos após tratamento de canal ou transformações estéticas em indivíduos com muitos implantes dentários instalados.

 

Coroa em porcelana pura

Desenvolvida para reproduzir fielmente todos os detalhes de cor e forma presentes em dentes naturais, a coroa em porcelana pura é confeccionada com os mesmos materiais utilizados nas facetas de porcelana e lentes de contato dental. Suas indicações, um tanto restritas, impedem seu uso na técnica com pôntico ou sobre estruturas escurecidas como pinos metálicos ou dentes escurecidos após tratamento de canal.

 

Coroa em zircônia pura

Versão com custo abaixo da coroa em porcelana pura, a prótese dentária em zircônia pura traz elevada resistência porém com estética ainda inferior à primeira. Indicada para dentes posteriores (molares e pré-molares), é ótima opção para dentaduras fixas do tipo prótese protocolo em zircônia ou reconstruções de dentes severamente desgastados pelo bruxismo.

 

 

Material utilizado na restauração em resina não é tudo igual.

 

A resina composta, nome correto do material utilizado na restauração dentária, é um polímero resinoso que varia de composição conforme a indicação, a necessidade estética e a disponibilidade financeira do paciente em tratamento. Para ter uma ideia, um mesmo fabricante pode disponibilizar versões diferentes de uma mesma marca de resina cujas variações trazem resultados estéticos e de resistência ao desgaste e amarelamento diferentes. 

 

Existem casos em que as variações na composição da resina composta comercializadas por um mesmo fabricante são tão grandes que a diferença de preço entre elas pode chegar a 500%. É fácil entender, portanto, porque algumas restaurações mantém-se intactas e sem manchas por muito mais tempo enquanto outras perdem rapidamente a forma, cor e brilho originais. 

 

Atualmente, versões que incorporam cerâmica (porcelana) à resina composta possibilitam resultados estéticos tão marcantes que, em diversas situações, podem substituir a faceta dentária laminada, nas técnicas com faceta de porcelana e lente de contato dental, nas transformações de impacto do sorriso. Além de mais bonitas e resistentes a desgastes, diminuem os riscos para fraturas frequentes e desgastes que costumam resultar em movimentações dentárias (dentes tortos e desalinhados por perda de contato).

 

As resinas dentárias em versões mais simples (preço mais baixo), menos resistentes aos desgaste e com resultados estéticos limitados, devem ser utilizadas apenas em pequenas cavidades e reparos. Quando utilizadas para grandes reconstruções, trazem uma maior incidência de fraturas de partes do dente restaurado e movimentações dentárias indevidas.

 

 

A restauração dentária tipo onlay pode ser melhor solução.

 

Um tratamento que pode ser considerado um meio-termo entre a restauração em resina e a coroa em porcelana é a restauração dentária do tipo onlay – overlay é outra variação técnica que pode significar a mesma coisa. Seu nome complicado, que traduzido do inglês daria algo como camada de recobrimento, é, na verdade, uma restauração dentária que exige moldagens e utilização de um laboratório de prótese dentária.

 

A restauração dentária onlay traz algumas vantagens. Entre elas estão a possibilidade para uso de materiais mais resistentes que a resina utilizada pelo dentista no consultório e a redução de problemas como a infiltração por cárie dentária ou desgastes após poucos anos de uso. E também é possível escolher os materiais utilizados, que vão da resina convencional ou reforçada com cerâmica às versões mais sofisticadas com porcelana pura.

 

Apesar da elevada durabilidade e diminuição das fraturas frequentes que são comuns às resinas, a restauração onlay em porcelana traz algumas desvantagens. Além do seu preço mais elevado, ela exige duas consultas para ficar pronta – características que podem fazer da restauração em resina ou mesmo da coroa em porcelana opções mais interessantes quando fatores como a relação ao custo-benefício são analisados individualmente para cada tratamento.

 

Saiba mais sobre coroa dentária em porcelana clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog